Notícias
Além das belas paisagens, com águas cristalinas e areias brancas, todas as praias que vão da Massagueira até a divisa de Alagoas com Sergipe, em Piaçabuçu, apresentaram bons índices de balneabilidade nas últimas oito análises realizadas pelo Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL).
As coletas de amostras de água são feitas semanalmente pelo laboratório, conforme o que recomenda a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em 63 pontos da costa alagoana, abrangendo 15 municípios litorâneos situados em três regiões geográficas do Estado.
No Litoral Sul, praias como Francês, Gunga e Barra de São Miguel, bastante frequentadas por banhistas durante o verão, não são as únicas que apresentam bons índices. Entre as melhores existem ainda aquelas pouco exploradas, como Miaí de Baixo e Miaí de Cima, Lagoa Azeda e Praia do Saco.
Em Maceió, praias urbanas e muito frequentadas como Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara variaram nos resultados de balneabilidade - que se entende como contato primário ou contato direto do usuário com os corpos de água. Os resultados variam no decorrer das semanas.
Na praia de Ponta Verde, por exemplo, os resultados das últimas três semanas deram próprios, pelo menos no ponto que fica entre as ruas General Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto. Na Pajuçara, o ponto localizado na Avenida Dr, Antônio Gouveia (interseção com a rua Júlio Plech Filho), apresentou bons índices nas últimas seis semanas. Entretanto, outro ponto monitorado que fica na mesma avenida e que faz interseção com a rua João Carneiros, deu impróprio para banho na última análise.
Ainda em Maceió, praias pouco frequentadas, como a de Ipioca, apresentaram excelentes índices de balneabilidade nos últimos dois meses. Outras mais visitadas como Guaxuma, Jacarecica e Mirante da Sereia também tiveram os pontos analisados considerados próprios para banho no mesmo período.
No Litoral Norte, os melhores locais para banho apontados nas últimas oito análises estão nas praias de Paripueira, Sonho Verde, Barra de Santo Antônio, Maré Mansa, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Ponta de Mangue.
A maior quantidade de praias ruins nessa região aparece no município de Maragogi. “Há muita influência das fozes dos rios Salgado, Persinunga e Maragogi”, comentou Manoel Messias, gerente do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA.
O levantamento feito pelo IMA abrange os municípios de Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.
Análises
Em Janeiro de 2016, após um período de reformas e mudanças, as análises do Laboratório do IMA passaram a considerar não a quantidade de coliformes fecais encontrada, mas, sim, a presença da bactéria Escherichia coli (E.coli) nas amostras coletadas.
Para a E.coli, a resolução 274/2000 do Conama considera praias próprias para banho quando em 80% do conjunto de amostras, colhidas no mesmo no local, não exceder o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) em cada 100mL de água.
A E.coli é uma bactéria presente no trato intestinal de animais de sangue quente, considerada patógeno ou transmissora de doenças. Segundo Manuel Messias, o método é mais eficaz e dá um resultado mais preciso sobre os níveis de contaminação de cada ponto.
Os resultados completos da balneabilidade das praias de Alagoas estão disponíveis no site ima.al.gov.br.
Fonte: Agência Alagoas
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 06/01/2023 20:10 Inmet alerta para chuvas intensas durante o fim de semana
- 02/09/2022 20:00 Pontos de Entrega Voluntária aproximam cidadãos de práticas positivas ao meio ambiente
- 12/08/2022 13:26 Chuva de meteoros acontece nesta madrugada
- 20/07/2022 12:25 Homem deixa janela do quarto aberta e quando retorna encontra jaguatirica na cama do filho
- 30/06/2022 20:07 Mamãe jacaré é flagrada tomando sol com 11 filhotes na lagoa da Pampulha, em BH