14/05/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

25/11/2016 12:00
Meio Ambiente
Relix recebe apoio da Semarh para melhorar trabalho de catadores
Projeto Relix consiste no incentivo à população para geração adequada dos resíduos sólidos e coleta seletiva
Projeto Relix consiste no incentivo à população para geração adequada dos resíduos sólidos e coleta seletiva / Ascom
Agência Alagoas

Além de produzir meios para efetivar a preservação ambiental, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também está na linha de frente para apoiar causas que incentivem a sustentabilidade, bem como evite a geração exagerada de resíduos sólidos.



Desta forma, a Semarh está ao lado do Projeto Relix, que tem a finalidade alertar sobre perigos constantes da destinação inadequada de resíduos em Alagoas. A iniciativa do Relix é transformar o lixo por meio de arte e de forma organizada ampliar esta discussão junto aos catadores de lixo.



Nesta quinta-feira (24), o Instituto Origame, responsável pela idealização do Relix em Alagoas, participou de um encontro na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O lançamento oficial do projeto será na próxima quarta-feira (30) às 10h, no Teatro Deodoro, no centro de Maceió.

 


O instituto informou que uma das atuações do projeto é a doação de bicicletas denominadas de ciclolix que tem o intuito de contribuir com os catadores na coleta adequada de resíduos sólidos. O veículo tem capacidade para carregar até 500 kg.



O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, explica que o apoio a um projeto tão relevante reforça a meta da secretaria em seguir investindo em educação ambiental.



"Precisamos mudar a mentalidade da população e de todos os gestores. Por isso, existe a necessidade de entender que ou a gente investe em educação ambiental ou não conseguiremos avançar com as políticas públicas”, avalia Ayres.



Presente ao encontro, Ivanilda Gomes, representante da Coopvila em Maceió, destacou a valorização que o projeto vai proporcionar.

 


"Nós, os catadores, por meio do projeto Relix teremos o reconhecimento da sociedade, e também maquinários para que possamos nos deslocar e continuar seguindo com a prática da coleta seletiva em Maceió”, assegura Ivanilda.



Pretensões



Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o Estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos, intervenções em espaços públicos e com o intuito de criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de evitá-lo o máximo possível.



No dia 8 de janeiro, em pleno verão, acontece uma grande apoteose do projeto, com apresentações, passeios ciclísticos e entregas das Ciclolix na Orla de Maceió.



Semarh está na linha de frente para apoiar causas que incentivem sustentabilidade, uma das atuações do projeto é a doação de bicicletas denominadas de ciclolix.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Meio Ambiente