23/11/2024
29ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

23/03/2018 11:30
Mundo
Fórum Mundial da Água: Palestina acusa Israel de bombardear obras para recursos hídricos
Embaixador de Israel diz que acusações são absurdas. Conflito por água no Oriente Médio se arrasta há décadas.
/ Foto: Lefteris Pitarakis/AP

Os representantes da Autoridade Nacional Palestina no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, acusaram Israel de deixar os palestinos sem abastecimento. Pôsteres afixados no stand da nação árabe no evento dizem que os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, em 2014, miraram em construções de "projetos e infraestrutura para água".

 

Os cartazes irritaram os israelenses, que evitavam comentar o assunto. Mas o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, disse ao G1 que as acusações são absurdas.

 

 

"Nós não viemos aqui discutir política. Viemos falar sobre tecnologia para a [gestão da] água. O Fórum Mundial da Água não é lugar disso."

 


Já o diretor de hidrologia da Autoridade Palestina de Águas, Omar Zayed, afirmou que os bombardeios israelenses às estruturas de recursos hídricos foram maldade. Ele disse temer que a população da Faixa de Gaza fique sem água até 2020.

 

 

"Algumas comunidades têm abastecimento para apenas algumas semanas. É um problema muito grande."

 

 

Números exibidos no stand palestino no Fórum Mundial da Água dizem que as perdas no setor hídrico, por causa dos bombardeios, chega a 34 milhões de dólares, equivalente a R$ 112,73 milhões segundo câmbio desta sexta-feira (23).

 

 

O conflito entre israelenses e palestinos se intensificou no final do século 19, época de migração em massa dos judeus da Europa para o território no Oriente Médio ocupado, na maioria, por árabes muçulmanos. O povoamento judaico na região acelerou a formação do estado de Israel, em 1948.

 

 

 

Fonte: G1

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo