23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

18/10/2017 08:53
Mundo
Khamenei diz que Irã destruirá acordo nuclear se EUA rasgarem tratado
Na semana passada, Donald Trump não certificou o acordo nuclear com o Irã em discurso na Casa Branca.
Aiatolá Khamenei durante discurso a plateia composta por estudantes em Teerã / (Foto: Leader.ir/Handout via Reuters)

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira (18) que o Irã não vai abandonar um acordo nuclear firmado com potências internacionais, e agradeceu ao apoio dado por seus signatários europeus.

 

 


"Não romperemos o pacto antes que o faça a outra parte, mas se romperem o JCPOA [Plano Integral de Ação Conjunta, nome formal do acordo nuclear], nós o destruiremos", declarou o líder supremo em um discurso perante acadêmicos.

 

 


Khamenei se referiu a uma ameaça feita pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de abandonar o tratado. Na semana passada, Trump não certificou o acordo nuclear com o Irã em discurso na Casa Branca.

 

 


A lei obriga o presidente a certificar ou não no Congresso, a cada 90 dias, que Teerã respeita o acordo e que este é do interesse dos Estados Unidos. "Com base no histórico de fatos, estou anunciando que não podemos e não iremos fazer essa certificação", disse Trump durante pronunciamento na Casa Branca.

 

 


O presidente disse que ordenou ao governo trabalhar em estreita colaboração com o Congresso para remediar as "inúmeras falhas" do texto e garantir que a República Islâmica não possa ameaçar os EUA com armas nucleares. Ele acrescentou que, se não houver mudanças, poderá acabar com o acordo.

 

 


Khamenei criticou os Estados Unidos, mas também a Europa, ao considerar que sua defesa do acordo nuclear "simplesmente não é suficiente", e denunciou sua intromissão nos assuntos defensivos e militares do Irã.

 

 

 

"Não quero perder meu tempo respondendo as injúrias e sandices do bruto do presidente americano", disse Khamenei em críticas diretas ao líder norte-americano.

 

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo