23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

22/10/2017 09:53
Mundo
Papa convoca Mês Missionário Extraordinário para outubro de 2019
Convocação foi feita depois da oração dominical e tem como objetivo 'alimentar o ardor da atividade evangelizadora da Igreja'.
Papa Francisco / (Foto: REUTERS/Tony Gentile)

O papa Francisco convocou neste domingo (22) um Mês Missionário Extraordinário para outubro de 2019, com o objetivo de "alimentar o ardor da atividade evangelizadora da Igreja".

 


A convocação foi feita depois da oração dominical do Angelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, e também consta em uma carta ao prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos, Fernando Filoni. A celebração também servirá para festejar o centenário da carta do papa Bento XV sobre o trabalho missionário no mundo.

 


"Convoco um mês missionário extraordinário em outubro de 2019, com o objetivo de despertar ainda mais a consciência missionária da 'missio ad gentes' e de retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral", indicou Francisco na carta, divulgada pela Santa Sé.

 


O pontífice indicou Filoni para preparar esse evento, especialmente através de "uma ampla sensibilização das igrejas particulares, dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, assim como das associações, movimentos e comunidades eclesiais".

 


"Que o mês missionário extraordinário seja um tempo de graça intensa e fértil para promover iniciativas e intensificar, de maneira especial, a oração - a alma de toda a missão -, o anúncio do evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e de solidariedade entre as igrejas", disse Francisco.

 


O papa lembrou do texto apostólico com o qual Bento XV, segundo ele, quis dar um "novo impulso ao compromisso missionário de anunciar o Evangelho" no ano de 1919, quando terminou a Primeira Guerra, após um "tremendo" conflito mundial.

 


"Ele sentiu necessidade de requalificar evangelicamente a missão no mundo, purificando-a de qualquer incrustação colonial e preservando-a daquelas ambições nacionalistas e expansionistas que causaram tantos revés", escreveu Francisco na carta.

 


O pontífice realizou o anúncio no mesmo dia em que a Igreja Católica celebra a Jornada Missionária Mundial, em memória também do Santo João Paulo II, o "papa missionário".

 

 

Fonte: Agencia EFE

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo