Notícias
Existem diversas áreas de concursos, cada uma com características e atividades próprias. Na hora de escolher em qual delas vai apostas, o candidato deve considerar diversas questões, como afinidade com o tema e salário pretendido.
Veja 5 dicas para escolher a área do concurso:
1 – Perfil do candidato
Pense no tipo de atividade que está de acordo com o seu perfil.
Podemos citar: área administrativa, judiciária (tribunais), fiscal, bancária, de segurança pública e muitas outras.
Há também concursos para formação específica, ou seja, você vai atuar na sua profissão de escolha, só que na administração pública. Há opções no serviço público para a área médica, ciências contábeis, arquitetura, biblioteconomia, publicidade, TI e muitas outras.
2 – Faixa salarial
Existem concursos com salários muito atraentes e outros nem tanto. Na hora de investir em um concurso, você deve considerar seu padrão de vida e a quantidade de pessoas que dependem de você para saber qual salário é suficiente.
3 – Localização
Há concurso de todo tipo: alguns concursos federais já permitem escolha de local no ato da inscrição; em outros, não há como saber antecipadamente, podendo ser qualquer lugar do país.
Há também concursos estaduais ou regionais. E os municipais.
Claro que quanto mais restrita for a sua exigência, menor o leque de oportunidades. Tudo depende da sua situação específica: é viável mudar para outro estado ou região? Se não, atenção aos concursos locais - prefeitura, câmara municipal, e até órgãos federais que tenham sede no município.
4 – Requisitos
Seu nível de escolaridade, se você tem ou não formação específica – de nível técnico ou superior – e a sua idade (alguns concursos da área de segurança pública têm limite de idade) são requisitos que qualificam você ou impedem de participar de determinados concursos. Preste atenção!
5 – Matérias cobradas (pegadinha)
Esse não deve ser um critério de escolha! Nunca deixe de escolher determinado concurso ou área porque cobra matérias que você não domina ou tem mais dificuldade. Nem o inverso: porque cobra disciplinas com as quais você tem mais afinidade.
Fazer concurso é começar uma faculdade nova. A proposta é começar a preparação desde o início, estudando todas as matérias. É comum que o candidato nunca tenha visto a maioria delas.
Então, se você nunca estudou disciplinas de direito, por exemplo, não se preocupe. Mesmo quem estudou na faculdade também não está muito na frente, porque a abordagem e o foco dos conteúdos é outra.
Fonte: G1
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 09:19 Concurso Unificado: provas começam a ser distribuídas em 3 de agosto
- 09/06/2024 22:45 Confira as vagas de trabalho ofertadas pelo Sine Maceió
- 15/12/2023 09:43 'Enem dos concursos' terá provas em 217 cidades
- 15/09/2023 17:15 Prefeitura de Palmeira divulga banca examinadora do novo Concurso Público
- 11/09/2022 19:35 Sine Maceió oferta 353 vagas de emprego nesta segunda; confira aqui!