21/07/2024
22ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

09/06/2024 23:17
Política
Eleição Suplementar em Porto Real do Colégio é considerada tranquila
O novo pleito aconteceu porque todos os vereadores eleitos em 2020 foram cassados

Moradores de Porto Real do Colégio, em Alagoas, foram às urnas neste domingo (9) para eleger novos vereadores. 21 candidatos estão disputando 11 vagas. O novo pleito aconteceu porque todos os vereadores eleitos em 2020 foram cassados. Segundo relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), mais da metade dos votos foram anulados.

 

Os eleitores tiveram de 8h às 17h para escolher seu candidato. As eleições ocorreram de forma tranquila, com pouco movimento nas ruas e nas escolas onde as urnas foram montadas. Nas portas do colégios eleitorais nada de barulho, e muito menos a sujeirada feita pelo derrame de santinhos.

 

Nos anos de 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo PP para vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, fraudando a cota de gênero.

 

O artigo 224 do Código Eleitoral prevê a realização de nova eleição, caso a nulidade, em caso de coação, fraude ou abuso de poder econômico nas eleições, atinja mais da metade dos votos.

 

Os eleitores que fizeram o alistamento eleitoral ou a transferência de domicílio após o dia 10 de janeiro não puderam participar da eleição suplementar, mas vão poder votar na eleição municipal de outubro.

 

Quem deixou de votar por não estar em Porto Real do Colégio na data da eleição suplementar poderá justificar a ausência no prazo de 60 dias após a realização do pleito.

 

 

 

Fonte: G1/AL

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política