29/04/2024
30ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

11/09/2022 19:31
Política
Em menos de um mês, Maceió registra 50 denúncias de propaganda eleitoral irregular
Estado já registrou, até agora, segundo o TRE/AL, pelo menos 85 supostos ilícitos eleitorais que foram denunciados através do sistema Pardal

As denúncias de propaganda eleitoral irregular e outros ilícitos durante a campanha eleitoral já podem ser enviados pelo aplicativo Pardal desde o dia 16 de agosto, quando efetivamente começou o período de propaganda dos candidatos. Com isso, o sistema aponta que Maceió lidera entre os municípios com a maior quantidade de notificações. Os dados foram disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

A capital alagoana já soma cerca de 50 denúncias em menos de um mês. Em todo o estado, o número de notificações provenientes do aplicativo sobe para 85, sendo registrado, até agora, em 19 municípios.

O município de Traipu aparece em segundo lugar, com sete denúncias. Já as cidades de Viçosa e Arapiraca, que possuem quatro notificações, empatam na terceira posição.

Segundo a assessoria de comunicação do TRE/AL, as denúncias feitas são cadastradas no Portal do TSE e, em seguida, são imediatamente distribuídas para a Justiça Eleitoral, seguindo o município informado. Vale destacar que a apuração de todas essas irregularidades compete ao MP Eleitoral.


O Pardal é um meio que incentiva os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. Além de irregularidades na propaganda dos candidatos e partidos, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como a compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social e mídia.

Veja a lista de municípios com denúncias registradas:

Maceió: 50;

Arapiraca: 4;

Atalaia: 1;

Campo Alegre: 1;

Capela: 2;

Coité do Noia: 1;

Colônia Leopoldina: 1;

Estrela de Alagoas: 1;

Jequiá da Praia: 1;

Junqueiro: 3;

Lagoa da Canoa: 1;

Limoeiro de Anadia: 2.

Palmeira dos Índios: 1;

Rio Largo: 1;

São José da Lage: 1;

São Sebastião: 1;

Traipu: 7;

União dos Palmares: 2;

Viçosa: 4.

 

 


Fonte: gazetaweb

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política