Notícias
O PR anunciou nesta segunda-feira (21) a expulsão da deputada Clarissa Garotinho (RJ) por ela ter votado, em outubro, quando a Câmara analisou, em primeiro turno, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos.
O partido havia fechado questão em torno do texto, o que permitiria sanções a parlamentares que votassem contra a PEC.
O G1 buscava contato com a deputada até a última atualização desta reportagem.
A PEC do teto estabelece que os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior, pelos próximos 20 anos.
De acordo com o Secretário de Comunicação do PR, Vladimir Porfírio, a decisão da legenda é irrevogável, ou seja, não cabe recurso por parte da deputada. A expulsão do partido, contudo, não interfere no exercício do mandato de Clarissa.
Além de ter votado contra a PEC, Clarissa Garotinho divulgou vídeo explicando porque era contra a proposta – disse que o texto pode provocar cortes nos investimentos em saúde – e divulgou nota contra o fechamento de questão do partido em torno da PEC.
Com a expulsão de Clarissa, o partido passa de 42 para 41 representantes na Câmara.
Suspensão
Ao anunciar a expulsão da Clarissa Garotinho,o PR também informou que os deputados Silas Freire e Zenaide Maia serão suspensos.
No caso de Zenaide, ela, que também votou contra a PEC do teto, ficará suspensa por 12 meses. Silas Freire (PR-PI), que se absteve de votar, por sua vez, foi punido com suspensão de 9 meses.
Com a suspensão anunciada nesta segunda, os parlamentares não poderão, por exemplo, assumir a liderança do partido na Câmara.
Diferença de punição
Segundo o porta-voz do PR, a diferença entre as punições aplicadas a Clarissa e aos outros dois deputados acontece porque a parlamentar do Rio já havia protagonizado outros episódios de "indisciplina", como quando ela, supostamente, negociou com outro partido.
A prisão do pai da deputada, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, na semana passada, segundo o porta-voz da legenda, não foi levada em consideração no momento em que a sigla analisou a expulsão da parlamentar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/09/2024 08:50 Campanha do vereador Peu do Boi gera empatia e conquista eleitor palmeirense
- 19/07/2024 17:48 Lara Malta surge como uma representatividade da mulher na política alagoana
- 09/06/2024 23:17 Eleição Suplementar em Porto Real do Colégio é considerada tranquila
- 09/06/2024 22:32 Vereadores de Palmares do Sul são investigados por desvio de doações
- 07/06/2024 20:20 "Infraestrutura é o maior desafio em Maceió", diz GG Sampaio