Notícias
O provedor do Hospital Santa Rita – médico Pedro Gaia - junto com grande parte de médicos, profissionais, colaboradores e demais convidados comemoraram a inauguração da Unidade de Coleta e Transfusão Dr. Wilson Viera Costa, em Palmeira dos Índios, na sexta-feira (05).
“Quero fazer meus agradecimentos iniciando por minha esposa Marta Gaia e meus filhos, que estão ao meu lado em todos os momentos. Agradeço pela compreensão, pois desde que assumi esta provedoria tenho me dedicado integralmente, buscando o melhor de mim para servir o povo de Palmeira dos Índios por meio dos serviços prestados pelo hospital Santa Rita”, disse Pedro Gaia.
De acordo com o Provedor, o nome do homenageado Dr. Wilson Costa foi escolhido por ser ele umas das pessoas que mais tiveram serviços prestados ao Santa Rita e, mesmo estando afastado profissionalmente, sempre busca prestigiar e ajudar da forma possível.
“Esta Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue Dr.Wilson Viera Costa, irá dar uma maior sustentação a nossa equipe médica. Podemos afirmar que hoje somos referência em termos de cirurgia, principalmente Ortopédica, estamos entrando no campo da Alta Complexidade, temos uma Maternidade que atende casos de alto risco, fazemos todos os tipos de cirurgias ortopédicas e geral com arco-cirúrgico e por vídeo, e tudo pelo SUS”, destaca o provedor.
Pedro Gaia informou, durante a solenidade, que o Hospital Santa Rita tem 99% do seu faturamento e das pessoas internas pelo SUS. “Estamos tentando melhorar a cada dia esta casa. Quando iniciei meu trabalho como provedor, e digo da minha alegria de quando fui escolhido mordomo, eu procurei ajuda para trazer recursos e conseguimos algumas Emendas parlamentares dos deputados Marx Beltrão e Paulão como também a por meio da importante parceria com a prefeitura deste município” explica.
Ainda de acordo com o provedor, os recursos serviram para a aquisição de leitos novos, camas elétricas para UTI geral, máquinas modernas para a lavanderia, entre outros. “Conseguimos modernizar este hospital por meio de um novo Parque Tecnológico. Hoje, tudo no Santa Rita é informatizado. Temos prontuário eletrônico e todos os benefícios que a tecnologia oferece, além de máquinas e demais aparelhagens de última geração”, afirma.
O provedor percorreu as novas instalações da Unidade de Coleta e Transfusão que foi construída em parte anexa do hospital junto com os presentes e mostrou ainda a nova lavanderia as convidados.
“A situação financeira não é fácil, mesmo o hospital recebendo aproximadamente 2 milhões por mês, cerca de 200 mil já são destinados ao pagamento de empréstimos feitos desde 2004 para pagar décimo terceiro salário de funcionários. Só sabe a luta diária quem está aqui. Fazer saúde com poucos recursos não é fácil. Temos exemplo o hospital de Santana do Ipanema que recebe o dobro de recursos e mesmo assim o Santa Rita atende muito mais pacientes do que a referida unidade hospitalar”, enfatiza o provedor.
O Homenageado
Dr. Wilson Costa foi o primeiro médico realizar uma transfusão de sangue em Palmeira dos Índios. Em sua fala o homenageado disse se sentir honrado pela escolha de seu nome.
"A vida é feita de realizações e atitudes e, às vezes, de coincidências. E nesse fato eu incluo ter sido eu a primeira pessoa a realizar uma transfusão de sangue em Palmeira, há muitas décadas. E não tínhamos os recursos que hoje temos. Quando o Pedro Gaia me disse que esta unidade teria o meu nome, aceitei, porque tenho 50 anos de serviço prestado à essa casa, e é uma honra vir novamente ao Hospital Santa Rita receber esta homenagem. Estou aposentado, trabalho em outra profissão, mas quero agradecer a todos os que vieram aqui assistir a esta honraria que hoje recebo", disse emocionado o empresário Wilson Costa.
O prefeito Júlio Cezar disse que “A Prefeitura é parceira do Hospital e sabemos que precisamos de mais recursos para ampliar a UTI e abrir as portas para a nossa população. Não interessa se Dr. Pedro votou em mim ou se vai votar em mim na próxima eleição. O que eu quero é que a população seja atendida gratuitamente. O Hospital não é meu e nem da mordomia. É do povo. A divisão prejudica o elo mais fraco que é o povo. Então o momento é de darmos as mãos para juntos lutarmos pelo bem da nossa população que tanto precisa de nós", afirmou o prefeito.
Atendimento
Segundo Pedro Gaia, o Hospital Regional Santa Rita permanece quase todos os dias lotado.
“Ofertamos aos pacientes e acompanhantes as 3 refeições. Destacando que temos 128 leitos nesse hospital e temos que ter garantir a alimentação de todos. Trabalhamos com muito afinco para atender todos os palmeirenses e de municípios circunvizinhos. Temos consciência que precisamos fazer mais. Contudo, para isso precisamos nos dar as mãos e sermos amigos desta casa que é o maior patrimônio de Palmeira dos Índios. Devemos zelar para termos o hospital sempre funcionando. Peço que vamos em busca de ajuda dos nossos políticos. Agradeço a todos que tem se dedicado nesta casa e nos ajudado a resolver os problemas”, finaliza agradecendo o médico e provedor do Hospital Santa Rita – Dr. Pedro Gaia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes