Notícias
Pela terceira vez, o Hospital Geral do Estado (HGE) realiza em Maceió o “Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético”. O evento, gratuito, acontece neste domingo (3), na rua fechada orla de Ponta Verde, e tem como propósito levar informações relevantes sobre os cuidados que os diabéticos necessitam para evitar o risco de graves infecções que podem resultar em amputações.
Cirurgiões vasculares, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais da saúde estarão unidos em uma programação que, com início previsto para 8h e término às 12h, oferecerá teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e atividades físicas. Também serão realizados encaminhamentos e esclarecimentos relevantes à manutenção da saúde.
A diabetes é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Esse número continua a crescer, a ponto da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimar que, até 2035, mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença.
O cirurgião vascular Josué Medeiros explica que o chamado pé-diabético, foco desta ação, é causado por infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores.
Úlceras, isquemia e trombose podem ocorrer quando as taxas de glicose permanecem altas e se não for tratado em tempo, o doente pode ser submetido à amputação.
“O que queremos é dar a nossa contribuição para que a comunidade fique mais consciente e informada sobre a doença. Isso repercute diretamente na saúde dos alagoanos e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada no maior hospital público do Estado”, defendeu o médico.
Contudo, o Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético será montado em um trecho da Avenida Sílvio Viana, mais precisamente dentro da rua fechada para lazer. O evento encerra o calendário de ações propostas pela Assessoria da Governança da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Fonte: Ascom Sesau
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:11 Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
- 31/03/2025 12:01 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- 31/03/2025 11:58 Especialista destaca desafios e soluções para garantir alimentos seguros e saudáveis
- 20/03/2025 11:56 Nova resolução do CFF autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos
- 19/03/2025 19:56 Mais de 30 médicos devem ser contratados para atuação em Alagoas
BUSCAR
