02/11/2024
23ºC Maceió, AL Neblina
(82) 99699-6308

Notícias

23/08/2016 21:30
Saúde
Agentes da Segurança Pública alagoana são vacinados contra gripe H1N1
Campanha teve início nesta terça-feira (23), na SSP, e segue até quarta-feira (24)
Iniciativa é fruto de parceria entre o Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho da SSP e o Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar de Alagoas / Ascom/SSP
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) iniciou, na manhã desta terça-feira (23), uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1, a fim de evitar que os operadores de segurança pública sejam contaminados com o vírus causador da doença, também chamado H1N1.



A iniciativa é fruto de parceria entre o Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho da SSP e o Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar de Alagoas (CMH / PM-AL). As vacinas foram cedidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendendo à solicitação do secretário Lima Júnior.



De acordo com o chefe do Núcleo, Emerson Moura, as campanhas de imunização são realizadas pela Secretaria anualmente. No início deste ano, segundo o gestor, foram aplicadas vacinas contra o tétano e a hepatite. “O objetivo é prevenir o adoecimento dos operadores de segurança pública, que devem manter seus cartões de vacinação em dia”, reforçou Moura.



A diretora de Enfermagem do CMH da Polícia Militar, major Joana d’Arc, também destacou a importância da campanha. “Como nossos policiais trabalham nas ruas, tememos a contaminação. Eles enfrentam multidões com pessoas que podem ter o vírus. Nosso Estado também é turístico e recebe pessoas de todo o mundo. Com isso, a vacinação é muito importante”, assegurou.



H1N1



A gripe, também conhecida como Influenza A ou gripe suína, é provocada pela combinação de fragmentos genéticos do vírus humano da gripe e dos vírus da gripe aviária e suína, que infectaram porcos simultaneamente. A contaminação é contraída a partir do contato com animais, objetos e pessoas infectadas, já que o vírus é expelido pela saliva, tosse e espirro.



Os infectados podem apresentar dores de cabeça, muscular, garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, falta de apetite e febre alta. Podem ocorrer ainda vômito e diarreia.



Os profissionais de saúde recomendam cuidados como: lavagem regular das mãos; evitar contato com aglomerações; não compartilhar pratos, talheres, copos e objetos pessoais; e não tocar os olhos, nariz e boca após contato com objetos de uso coletivo.



A vacinação na SSP segue até a manhã desta quarta-feira (24). Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas junto ao Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho da SSP, por meio do telefone 3315.1020, ou com o Centro Médico Hospitalar da PM, no 3315.7481.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde