Notícias
O aplicativo Doe Mais, lançado para facilitar a doação voluntária de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), foi um dos cases de sucesso da XIII Semana de Ciência e Tecnologia. Durante palestra promovida na quarta-feira (19), na Universidade Tiradentes (Unit), situada no bairro Cruz das Almas, em Maceió, a ferramenta foi apresenta a alunos da instituição.
Disponibilizado nas versões Android e iOS, o aplicativo foi lançado há um ano, após ser desenvolvido pelos alunos do Curso de Sistema Informação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Nilton Barros e Ernandi Silva, sob orientação do professor Marcílio Ferreira, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas. O projeto contou com o apoio das Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Saúde (Sesau).
De acordo com Ernandi Silva, apenas na primeira semana após o lançamento, o Hemoal contabilizou 322 atendimentos a mais do que na semana anterior, representando um aumento de 47% na média semanal de atendimentos. No período de 19 a 24 de outubro do ano passado, foram realizados 997 registros de atendimento, enquanto na semana anterior, este número não ultrapassava os 675 registros.
“Ao perceber a grande necessidade do Hemoal por sangue, já que o estoque está sempre baixo, o professor Marcílio Dias nos apresentou a ideia de produzirmos um aplicativo que possibilitasse o voluntário agendar a sua doação. A problemática do Hemoal nos chamou atenção porque menos de 2% dos alagoanos na faixa etária entre 16 a 69 anos doa sangue regularmente, quando o ideal seria no mínimo 3%, OMS [segundo a Organização Mundial de Saúde]”, ressaltou Ernandi Silva.
Grande Contribuição
Também presente ao evento, a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, salientou a grande contribuição do aplicativo Doe Mais para alavancar as doações de sangue no Hemoal. “Por meio do aplicativo Doe Mais fica tudo muito simples. É apenas baixá-lo no celular e agendar a doação para o dia e hora de preferência do voluntário. Ele é uma ferramenta que veio para facilitar a vida do doador e ajudar a salvar vidas”, salientou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes