23/11/2024
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

03/10/2016 18:00
Saúde
Centros de Especialidades Odontológicas asseguram atendimento qualificado em Alagoas
Unidades estão presentes em 24 dos 102 municípios do Estado
Unidades de saúde são voltadas para o atendimento especializado com tratamentos de endodontia, periodontia especializada e cirurgias orais dos tecidos / Foto: Olival Santos
Agência Alagoas

No Dia Mundial do Dentista, celebrado nesta segunda-feira (3), a Supervisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ressalta que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas contam com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). As unidades, que estão situadas em 24 dos 102 municípios, são vinculadas à Atenção Primária, que é mantida pelas Secretarias Municipais de Saúde.



Os 24 municípios que possuem os Centros Especialidade Odontológicas são Messias, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Igreja Nova, Penedo, Campo Grande, Batalha, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e São Luiz do Quitunde.



Também possuem CEOs os municípios de Quebrangulo, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, Piranhas, Lagoa da Canoa, União dos Palmares, Boca da Mata, Teotônio Vilela, São Sebastião, Campo Alegre e São Miguel dos Campos.

 


De acordo com a supervisora de Saúde Bucal da Sesau, Maria de Lourdes Motta, os Centros de Especialidades Odontológicas são unidades de saúde voltadas para o atendimento especializado com tratamentos de endodontia, periodontia especializada e cirurgias orais dos tecidos.

 



“Essas três especialidades são fixas dos CEOs para os usuários do SUS que conseguem um atendimento especializado e de qualidade. Por meio dessas unidades, a população tem acesso a um tratamento que, na maioria dos casos, não teria condição de custear caso fosse fazer em uma clinica particular”, salientou a supervisora de Saúde Bucal da Sesau.



Atendimento



Maria de Lourdes ainda lembra que os atendimentos devem ser realizados inicialmente na Unidade Básica de Saúde (UBSs) do município, onde os profissionais irão encaminhar o paciente para o CEO da cidade.

 



“O acesso à saúde bucal ocorre pelas UBSs e, quando esse tratamento não puder ser feito na própria Unidade Básica, os pacientes são encaminhados para um Centro de Especialidades Odontológicas. Os profissionais de saúde dos CEOS também atendem pacientes com necessidades especiais, que não possuem condições de serem atendidos nas UBSs”, explicou a supervisora de Saúde Bucal da Sesau.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde