Notícias
Carnaval é sinônimo de festa e, para muitos, a folia vem acompanhada da ingestão de bebida alcoólica. Além disso, durante os dias de Carnaval, os foliões costumam dormir menos e diminuir consideravelmente a qualidade da alimentação. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, dá dicas de como se recuperar da folia.
A ressaca é a consequência mais comum dos exageros. Segundo o especialista, é preciso ingerir de cinco a sete doses dentro de um intervalo de quatro a seis horas. “Beber com o estômago vazio, ter dormido pouco e não beber água por muito tempo potencializam os efeitos da ressaca”, completa. A ressaca costuma tomar conta do corpo em um período de oito a 16 horas após a ingestão exagerada de álcool.
O especialista lista dicas para evitar a ressaca e, no caso do excesso, aliviar o incômodo:
Beber desidratada! 50 gramas de álcool nos fazem produzir 600 a 1000 ml de urina
Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Estômago vazio não nem antes e nem durante a bebedeira.
Beba água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, ingira bastante água. “Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas”, ensina Cardoso.
Consuma alimentos leves para não estressar ainda mais o organismo, como frutas e vegetais e deixe de lado molho branco, queijos amarelos alimentos muito condimentados e frituras.
Tome um polivitamínico e repositor mineral antes de beber e ao acordar.
Consuma ovos no dia seguinte porque eles contêm grande quantidade de cisteína, substância que ataca o acetaldeído (a toxina que causa a ressaca) na glutationa esgotada no fígado.
Comer bananas na manhã seguinte supre os eletrólitos perdidos como qualquer alimento, mas também reabastece especificamente o potássio perdido pelo efeito diurético do álcool. Outros alimentos ricos em potássio como o kiwi ou bebidas esportivas (isotônicos) também funcionam.
Descanse e durma, mesmo pequenas sonecas, porque o processo de cura melhora com você em repouso.
Fonte: mulher.com.br
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes