23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

26/09/2016 21:30
Saúde
Estado aperfeiçoa política de saúde da população negra e quilombola
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde visitaram as 69 comunidades para que o plano seja voltado para as necessidades específicas
Políticas públicas ganham eficácia em serem dedicadas atenção especial. Políticas públicas ganham eficácia em serem dedicadas atenção especial / Foto: Acervo Secom-AL
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está elaborando um plano operativo de políticas públicas de saúde voltado para a população negra e quilombola de Alagoas.



O plano está sendo construído de forma participativa, através do Comitê Intersetorial da População Negra e Quilombola, que reúne representantes da gestão pública e da sociedade civil.



A técnica da Supervisão de Educação e Promoção da Saúde, Valéria Maciel, explicou que existem problemas específicos que foram identificados nas comunidades e que o plano visa sanar.



“Questões como hipertensão, albinismo, nanismo, doença falciforme entre outras patologias foram catalogadas e precisam de uma atenção diferenciada da gestão pública”, destacou Valéria Maciel.



Já o técnico Robert Lincon Barros ressaltou que existem 69 comunidades quilombolas no Estado, que estão localizadas em 35 municípios.

 


“Realizamos visitas a todas essas comunidades e estamos preparando o documento baseado em uma análise técnica e nos dados coletados nas comunidades, além dos testemunhos dos habitantes”, ressaltou Barros.



Projeto Piloto – Além do plano operativo, a Sesau também está atuando ativamente em um plano piloto que busca levar as comunidades quilombolas ações de saúde mental, bucal além de iniciativas para a saúde do homem, mulher e idoso.



“O plano já está em atividade nas comunidades das cidades de Japaratinga, Passo de Camaragibe e Santana do Mundaú, em parceria com os técnicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da região”, salientou Valéria Maciel, ao acrescentar que as ações do plano irão se estender a todos os 35 municípios alagoanos que possuem comunidades quilombolas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde