23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

15/09/2016 11:45
Saúde
Estatuto do Idoso é debatido com usuários do Ipaseal Saúde
Objetivo é mobilizar o maior número usuários acima dos 60 anos com ações socioculturais, de prevenção à saúde, de lazer e esportes, direitos individuais e o incentivo à autoestima
Os titulares e dependentes do plano acima dos 60 anos foram escolhidos como público-alvo, pois representam 51,67% das pessoas atendidas / Foto: Ana Rita Moura
Agência Alagoas

O Estatuto do Idoso e os seus direitos como cidadão. Esta foi a temática abordada durante mais uma edição do projeto ‘Ipaseal Cuida de Mim’. A ação, desenvolvida pelo Núcleo de Assistência Social do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde), todos os meses leva à sala de espera assuntos de interesse dos usuários do plano de saúde.



Os titulares e dependentes acima dos 60 anos foram escolhidos como público-alvo, pois representam 51,67% das pessoas atendidas. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos no Brasil deverá dobrar até 2050: serão quase 70 milhões. A expectativa de vida para quem nasce hoje é de 75 anos. No Ipaseal Saúde, 23,84% do total de usuários já ultrapassam os 70 anos. Por isso, a necessidade de trabalhar a questão da prevenção e da informação com a terceira idade.



Entre os participantes da palestra realizada esta semana estava a professora aposentada, Nair Correia, de 81 anos. Enquanto aguardava a sua vez para o atendimento por uma cardiologista, ela ouvia atentamente as explicações da assistente social Neide de Oliveira, que passou orientações sobre saúde, assistência e previdência social do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).



“Cheguei aqui logo cedo com meu marido e minha irmã para uma consulta pela cardiologista. Fiquei surpresa, pois nunca tinha visto palestra na sala de espera. Gostei muito. Até tirei algumas dúvidas. O tempo passou rápido e ainda teve lanche no final”, afirmou sorrindo a aposentada.



Segundo a assistente social, o objetivo maior do projeto é mobilizar e conscientizar um número cada vez mais crescente de usuários idosos do plano com ações de prevenção à saúde, atividades socioculturais, de esportes e lazer, além de informações sobre direitos e o incentivo a autoestima.



“Aproveitamos o tempo livre que os nossos pacientes passam nas salas de espera para desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida deles e de seus familiares, que são usuários do plano de saúde. Ou seja, levar orientações, debater assuntos de interesses da maioria, que possam ajudar em sua vida diária”, explica Neide Oliveira.



Programação



A próxima palestra está programada para o dia 27 de setembro, às 9h, no 1º andar do Centro Clínico do Ipaseal Saúde, no Centro de Maceió. O tema será sobre os benefícios do esporte para aqueles que já passaram dos 60 anos.



No próximo mês será a vez de falar sobre saúde bucal: os cuidados e a higiene com a boca. O encontro está previsto para o dia 25 de outubro, às 9h, no Centro Clínico do Ipaseal Saúde. Na mesma data é comemorado o Dia do Dentista Brasileiro e o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde