Notícias
Um grupo de meninas chamou a atenção de quem esteve no Maceió Shopping, localizado em Mangabeiras, na tarde desta terça-feira (30). Assistidas pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Sociedade Pestalozzi de Maceió, elas mostraram que não existem limites para quem quer realizar seus sonhos e fizeram uma bela apresentação de ballet clássico, dentro da programação de encerramento do mês da pessoa com deficiência, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Letícia Silva Magalhães, uma das meninas do grupo de dança, sempre atenta, fazia questão de não errar nenhum passo, seguindo as demais companheiras. Apesar de tímida, a bailarina era só alegria com a apresentação e a receptividade do público, também formado por familiares e amigos. Quando questionada porque escolheu o ballet clássico, a garota respondeu sem pestanejar: “faço há algum tempo essa modalidade de dança porque é uma das atividades que mais gosto”.
Além do ballet clássico, também se apresentaram os grupos Afrolozzi e Encurtando Distâncias (Arapiraca) e o público também pode conferir uma roda de capoeira formada por usuários de um CER. Também durante a exposição em alusão à pessoa com deficiência, foi apresentado um recital de poema com um grupo de surdos e um coral formado por mastectomizados.
No espaço reservado para as apresentações também foram expostos trabalhos realizados pelos usuários dos CERs, como artesanato. Durante o evento também houve um espaço dedicado à verificação da pressão arterial e teste de glicemia.
A supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, Renata Bulhões, disse que esse era mais um evento para mostrar os trabalhos desenvolvidos nos Centros Especializados de Reabilitação (CERs), voltados para valorização de seus usuários.
“Evidenciamos que existem unidades públicas de qualidade e especializadas no tratamento e reabilitação física e intelectual de pessoas com deficiência”, salientou Renata Bulhões.
Segundo ela, em 2012, por meio da portaria 793, foi implantado o Plano Viver sem Limites, que criou os CERs, que têm um papel importante na assistência à pessoa com deficiência. Atualmente, em Alagoas existem nove centros habilitados e mais três a serem implantados em Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes