23/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

29/08/2016 18:30
Saúde
Exposição vai evidenciar trabalhos realizados por pessoas com deficiência
Ação promovida pela Sesau acontece a partir das 10h, no Maceió Shopping
Exposição irá apresentar o trabalho de pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiência / Carla Cleto
Agência Alagoas

Em alusão ao mês da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma exposição no Maceió Shopping, nesta terça-feira (30), a partir das 10h. A ação, aberta ao público, acontece até às 19h e irá apresentar o trabalho realizado nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que atendem pessoas portadoras dos mais diversos tipos de deficiência.



Com esta iniciativa, a Supervisão de Cuidado à Pessoa com Deficiência da Sesau pretende apresentar aos alagoanos o trabalho de tratamento, reabilitação e reinserção social desenvolvido pelos CERs. Em Alagoas são nove unidades habilitadas, sendo seis em Maceió e três em Arapiraca, que atendem pessoas dos 102 municípios, a exemplo das crianças com microcefalia.



“Queremos, com esta iniciativa, mostrar à sociedade que a pessoa com deficiência pode e deve levar uma vida participativa e inclusiva. Também pretendemos evidenciar e mostrar que existem unidades públicas de qualidade e especializadas no tratamento e reabilitação física e intelectual de pessoas com deficiência”, salientou a supervisora do Cuidado à Pessoa com Deficiência, Renata Bulhões.



Programação – O primeiro ato da exposição será uma palestra proferida por técnicos do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), sobre a atuação multiprofissional na reabilitação do paciente ostomizado e sobre a aplicação de toxina botulínica. Na sequência acontece a apresentação do Grupo Afrolozzi, formado por pacientes da Associação Pestalozzi de Maceió.



Posteriormente, usuários da Associação Pestalozzi de Arapiraca irão apresentar o projeto ‘Encurtando Distâncias’. A exposição continua com a apresentação do balé e da capoeira inclusiva da Associação Pestalozzi de Maceió, seguida por um recital de poemas encenado por integrantes do grupo de surdos da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).



Paralelo às apresentações, irá ocorrer uma oficina de construção de brinquedos. Constam ainda na programação palestra sobre reabilitação infantil, apresentação de órteses e próteses, bolsa de colostomia e prótese mamária. Em seguida será realizada uma oficina com estudantes da Universidade de Ciências da Saúde Alagoas (Uncisal).



Também está prevista a apresentação do Coral do Grupo Carmé, formado por mastectomizadas da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). O evento será encerrado com a apresentação do Grupo de Dança de Intelectuais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maceió.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde