23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/09/2016 11:00
Saúde
Hemoal e Hemoar encerram Curso de Planejamento de Gestão do Sangue
Capacitação apresentou diretrizes para qualificar assistência hematológica e hemoterápica
Curso visa aperfeiçoar a política de sangue e hemoderivados no Estado / Carla Cleto
Agência Alagoas

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) encerraram, nesta sexta-feira (9), durante cerimônia realizada no Hotel Best Western Premier, em Maceió, o Curso de Planejamento de Gestão de Sangue e Hemoderivados.



Iniciado em maio deste ano, o treinamento resultou na elaboração do Plano Diretor da Hemorrede Pública de Alagoas e visa qualificar, ainda mais, os serviços de hemoterapia e hematologia oferecidos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).



Promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio de cooperação técnica com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Planeja Sangue foi dividido em três ciclos e teve uma carga horária de 90 horas.



Durante três meses, técnicos de todas as unidades que compõem a Hemorrede Pública de Alagoas trabalharam ferramentas focadas no planejamento da Política de Sangue e Hemoderivados, para que os serviços de hemoterapia e hematologia estejam preparados para atender os doadores de sangue e medula óssea e os portadores de doenças hematológicas.



Como resultado do curso foram propostas ações para adequar a estrutura de informática da Hemorrede, possibilitar que a capacidade de atendimento esteja em consonância com a demanda de doadores e pacientes e pleitear a realização de reformas e ampliações do prédio sede do Hemoal e do Hemoar.



Também foi sugerida a implementação de um sistema de gestão de equipamentos, a melhoria do transporte de pacientes hematológicos até as unidades hospitalares, a ampliação do número de leitos de hematologia para atender pacientes com hemoglobinopatias, além da capacitação sistemática dos técnicos que formam a equipe multidisciplinar de hematologia e hemoterapia.



Presente à cerimônia de encerramento, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, evidenciou a qualidade técnica das unidades que integram a Hemorrede e salientou que o Planeja Sangue é uma ferramenta importante para qualificar, ainda mais, os serviços disponibilizados aos usuários do SUS.



“Pensar, discutir, programar e planejar são ferramentas importantes para que uma instituição assegure serviços eficientes, resolutivos e humanizados. Claro que temos limitações, como a burocracia, que emperra os processos, e o desfinanciamento, mas temos que trabalhar buscando o equilíbrio”, destacou.



Ao final da cerimônia, a gerente da Hemorrede Pública, Verônica Guedes, agradeceu o Ministério da Saúde por assegurar o Planeja Sangue para Alagoas e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao curso.



“A Hemorrede Pública é responsável por atender 70,8% dos alagoanos e assegurar sangue para 37 unidades públicas. Por isso, investir na formação de nossos colaboradores é imprescindível para o êxito de nossas ações”, finalizou a secretária.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde