03/04/2025
24ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

19/03/2025 19:56
Saúde
Mais de 30 médicos devem ser contratados para atuação em Alagoas
O Programa Mais Médicos foi criado para assegurar assistência nas localidades com dificuldade de acesso à medicina
/ Carla Cleto / Ascom Sesau
ASCOM SESAU

 

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

 

 O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, receberá um reforço de mais 30 profissionais médicos para atuação em Alagoas. O programa foi desenvolvido para fortalecer a Atenção Primária como parte da Estratégia Saúde da Família (ESF), fixando profissionais em regiões com dificuldade de manter equipes de saúde.

“O programa atua levando assistência médica a lugares distantes de grandes centros urbanos e com dificuldades para atrair e fixar profissionais médicos. Em Alagoas o programa conta com total apoio da Secretaria de Estado de Saúde [Sesau], em parceria com os municípios, que promovem acolhimento e preparação para que seja realizado o melhor atendimento à população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

O gestor lembrou que o programa atua em uma das áreas primordiais da rede de assistência. “Mais de 80% de todos os problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Primária. Por isso, o Programa Mais Médicos é essencial para a assistência, pois amplia a acessibilidade e a resolutividade das unidades de saúde da família, reduzindo os casos que chegam às UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]”, explicou Gustavo Pontes de Miranda.

O programa também oferece oportunidades de qualificação para os profissionais durante o período de atuação. Após quatro anos de suspensão na gestão passada do Governo Federal, o Mais Médicos foi retomado em 2023, estimulando os médicos a atuarem nos municípios mais distantes das grandes cidades.

Para a gerente de Atenção Primária da Sesau, Krisna Rocha, o programa representa um grande avanço na acessibilidade a serviços de saúde em toda a extensão do Estado. “O Programa Mais Médicos assegura que pessoas de todo o Estado de Alagoas tenham acesso a profissionais capacitados, que atuam de forma humanizada e resolutiva, e conta com amplo apoio de toda gestão estadual”, reforçou a gerente.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde