24/11/2024
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

06/08/2016 14:00
Saúde
Maternidade Santa Mônica promove encontro e exposição de boas práticas
Ações de apoio e incentivo à amamentação continuam; maternidade precisa de doadoras diariamente
Evento encerrou as ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que tem como tema Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável / Ascom MESM
Agência Alagoas

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizaram, na manhã desta sexta-feira (5), o Encontro de gestores e exposição de boas práticas da amamentação, encerrando as ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno - SMAM 2016, que tem como tema Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável.




Para reforçar a importância do ato de amamentar para o bebê, mãe, família e a sociedade, a coordenadora do Banco de leite da Santa Mônica ministrou palestra sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a relação da amamentação com o futuro da sociedade e do meio ambiente.




"O que temos de prejuízos já está posto. Precisamos nos movimentar para melhorar as condições futuras. A Semana está acabando, mas continuaremos reforçando o tema durante todo mês de agosto. Além disso, as ações e necessidades do banco de leite são contínuas, por isso contamos com as doações de leite e de vidro", ressaltou Andréa Pinheiro.




Após detalhar os benefícios da amamentação e a relação com a sustentabilidade – como, por exemplo, a erradicação da pobreza, da fome, a necessidade de educação e saúde de qualidade e redução da desigualdade social – a coordenadora convidou a doadora de leite materno Karina Albuquerque que fez uma apresentação sobre ser mãe de bebê prematuro e doadora.



“Depois de viver essa realidade, conhecer as dificuldades para retirar o leite, o estresse diário vivido por mães de prematuro, motivo-me cada vez mais para retirar o leite para alimentar meu filho e doar para os bebês cujas mães não conseguem doar”, enfatizou Karina.




Outra experiência exitosa de incentivo à amamentação foi realizada na Unidade de Saúde da Família, José Bernardes Neto, do ABC, no bairro de Fernão Velho, e apresentada pela enfermeira Suzana Kelly Coutinho França, responsável pela condução do projeto para difusão da importância amamentação e alimentação complementar.




O trabalho consiste em capacitar os profissionais, promover palestra para gestantes, mães, nutrizes e familiares atendidos no posto. Além disso, durante o evento de encerramento do projeto, no dia 18 de agosto, no espaço do instituto, a equipe pretende distribuir, com a ajuda de doações, kits de enxoval e fraldas descartáveis às gestantes. Nesse sentido, quem tiver interesse pode entrar em contato com a unidade pelo telefone (82) 3315-1085.




Após tantos exemplos de sucesso da SMAM, foi realizada a entrega de certificado de agradecimento a alguns parceiros e doadoras do Banco de Leite da MESM pelo incentivo à amamentação e à doação de leite materno e vidros de café solúvel, como o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Lions Clube de Maceió-Farol e Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, e a doadora Karina Albuquerque.


"Estou muito feliz com essas parcerias, pois o alcance das ações aumentou bastante. Estamos abertos a todos os tipos de doações, de leite materno, de vidro, de apoio e especialmente de amor, pois é isso que percebemos durante os eventos da Semana do Aleitamento Materno”, finalizou Rita Lessa, diretora da maternidade.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde