01/11/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

04/08/2017 19:27
Saúde
Médico Pedro Gaia fala sobre nova fase do Hospital Regional Santa Rita
Provedor diz que unidade hospitalar já teve grandes mudanças e melhorias não param
/ Assessoria
Assessoria

O Provedor do Hospital Regional Santa Rita – em Palmeira dos Índios, concedeu entrevista ao radialista Marcelo Lima na manhã desta sexta-feira (04). Na oportunidade, Pedro Gaia falou sobre sua recondução ao cargo de provedor por mais 2 anos, disse da sua satisfação de continuar na provedoria, e que dará continuidade aos trabalhos iniciados na gestão passada, porém, dando prossegimento aos novos projetos que, nessa nova fase, inclui a humanização do atendimento feito na unidade hospitalar.

 

 

Pedro Gaia disse durante o programa que está trabalhando em parceria com a secretaria municipal de saúde de Palmeira dos Índios, através da secretária Kátia Born e o prefeito Júlio Cezar, e tem tratado com os mesmos, vários assuntos pertinentes à saúde de Palmeira dos Índios.

 

 

“Estamos discutindo uma nova contratualização para dar andamento à formalização da parceria entre Hospital Santa Rita e prefeitura de Palmeira dos Índios. O hospital é uma casa que vive dos seus trabalhos, oferecemos nossos serviços por meio desses contratos, seja com Unimed, prefeitura e Ministério da Saúde”, explica.

 

 

O provedor continua explicando que: “Com a inauguração da UPA em 2014 – o hospital deixou de ser referência em emergência e clínica médica e passou a ter um ambulatório 24 horas com um médico para atender os convênios e particular e também receber os pacientes encaminhados pela UPA, pois o hospital passou a ser “retaguarda” para a Unidade”.

 

 

Implantação de novos serviços

 

 

Pedro Gaia informou ainda que “Somos o único hospital do Estado que faz cirúgio de joelho por vídeo – pelo SUS. Trabalhamos com 99% do nosso atendiento pelo SUS. Já este ano foi iniciada a implantação da ortopedia 24 horas no hospital – passamos a ser, hoje, referência para o estado de Alagoas trauma-ortopedia. Só não fica no hospital os pacientes que sofrem fraturas exposta e vítimas de múltiplos traumatismos”, diz.

 

 


De acordo com o provedor, o hospital possui 142 leitos, destes, apenas 5 são em apartamentos particulares – o resto são todos de enfermarias. O Santa Rita, recebe pacientes do várias cidades circunvizinhas. Esses atendimentos se estendem também na maternidade que é referência e possui uma UTI neonatal totalmente equipada e com profissionais qualificados.

 

 

“A saúde passa por um caos tremento, lemos e ouvimos muitas notícias de hospitais fechados e com dificuldades, nós também passamos dificuldades, mas estamos administrando-as da melhor maneira possível e procuramos meios de sair dela. Vamos em busca de parcerias, viajamos por exemplo à Brasília, em busca de recursos”, destaca o provedor.

 

 

Emendas

 

 

Segundo Pedro Gaia, sua admisitração conseguiu, junto ao Ministério da Saúde a liberação de emendas de 2016 – do então deputado e hoje Ministro Marx Beltrão – no valor de600 mil reais e a partir da próxima segunda- feira (07) será iniciado o processo licitatório para a compra de vários equipamentos para o hospital.

 

 

“Essas emendas, incluive a do deputado Paulão que foi no valor de 1 milhão de reais são destinadas totalmente para investimentos para a melhoria do nosso atendimento à população. Iremos comprar: ar- condiconados, sofá – cama, carro de transporte, mesa de cadeçeira, poltronas reclináveis para as enfermarias – pois o ministério exige que também os acompanhantes sejam bem acomodados. Trabalhamos dos os dias com quase 100% de leitos ocupados e isso requer despezas. Com a liberação dessas duas emendas iremos conseguir deixar o Santa Rita todo reformado com equipamentos novos”, garante Pedro Gaia.

 

 

Novas aquisições

 

 

Pedro Gaia continua informando que “Nós já temos uma lavanderia nova, 90% de camas novas, só tem uma enfernaria com camas antigas e que serão trocadas agora com a chegada do recurso. Com isso, o Santa Rita terá todos os leitos novos. Com a emenda passada nós já havíamos comprado camas elétricas para a UTI – com o novo recurso faremos a aquisição de mais 18 camas elétricas. Estamos montando toda a estrutura necessária para o bom andamento dos serviços na Unidade Hospitalar”.

 

 

Nova gestão

 

 

Na gestão passada, Pedro Gaia falou que a preocupação mais foi com a parte física e estrutural do hospital que 65 anos de iunaugurado. Então, presume-se que muitos equipamentos eram antigos e já estavam defasados e, segundo o provedor, essas emendas serviram para modernizar todo o Santa Rita. Para citar um exemplo, o médico falousobre a informatização por meio da instalação de um sistema onde se tem acesso e controle de tudo o que acontece no hospital, desde prontuários médicos até o medicamento que é aplicado no paciente.

 

 

“Com muitos esforços conseguimos grandes avanços e, pretendemos agora concluir essa estruturação para inicarmos outra fase iremos trabalhar a Humanização do atendimento. Temos um diretor técnico – Dr. Eduardo Arruda – diretora médica – Dra. Ariadna Barros, que irão tomar conta da parte médica do hospital – conversei com eles e os entreguei essa missão, pois como provedor tenho que ter ajuda para que possa ir em busca de parcerias e recursos para trazer ao hospital”.

 

 

Hospital e prefeitura

 


Com relação a parceria entre município e hospital, Pedro Gaia falou que “Estamos conversando com o prefeito Júlio e a secretária Kátia para que possamos refinir como a emergência do hospital deve funcionar, posso afirmar que falta muito pouco para que consigamos fechar essa parceria. Iremos contratar uma equipe de cirurgiões - como já existe na ortopedia, e assim vamos oferecer essa clínica de cirúrgias de urgência de abdomem fechado – hérnia, apendicite estrangulada, serão realizadas no Santa Rita, lembrando que casos onde o paciente foi ferido por arma de fogo ou faca, ele será encaminhado para UE do agreste”, esclarece.

 

 

Nova Emenda

 


Pelo que foi dito ao radialista, o hospital Santa Rita poderá receber mais recursos provenientes de emendas parlamentares. Isso por que Pedro Gaia conseguiu através do Prefeito Júlio Cezar e do secretário de articulação política de Palmeira – Dr. Emílio Silva – conversar com o deputado federal Artur Lira e Senador Benedito de Lira, e foram atendidos com uma emenda parlamentar no valor de 2 milhões de reais.

 

 

Soubemos que a Emenda já foi empenhada e aguardamos a liberação, inclusive já conversei coom o prefeito para irmos novamente e tentar cobrar mais agilidade nesse proocesso. Nossos planos é que consigamos terminar a nossa UTI, que já tem equipamentos novos, mas ainda precisa de reparos no prédio. Queremos aumentar para 10 leitos e colocar o box que separa cada cama, deixando ela totalmente pronta. O intuito é fazer uma nova UTI no Santa Rita.

 


Transparência

 


Pedro Gaia sempre faz questão de procurar os veículos de comunicação para que a população seja informada sobre os recursos que o hospital recebe e como eles estão sendo utilizados. “Informamos sobre todos os recursos e prestamos contas de cada centavo que é gasto. Trabalhamos com transparência e honestidade.

 

Convidamos à imprensa e a população para ver como o Santa Rita está melhorando cada dia mais. E seremos incansáveis na busca de tornar o hospital ainda melhor”, finaliza Pedro Gaia – Provedor do Hospital Santa Rita. 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde