25/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

16/05/2022 22:06
Saúde
Ministro Marcelo Queiroga inaugura serviço de radioterapia no Hospital Universitário
Na ocasião, gestor fez um balanço dos investimentos realizados na saúde pública em Alagoas e nos demais estados do país
/ Foto: Reprodução

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga esteve em Maceió, nesta segunda-feira (16), para inauguração do Serviço de Radioterapía/Acelerador Linear do Hospital Universitário (HU), que passa a funcionar no estado após investimento de cerca de 2,6 milhões provenientes do governo federal. Com o equipamento, pacientes oncológicos terão acesso a um tratamento de qualidade no combate ao tumor.


"Como Ministro da Saúde, é com grande alegria que venho aqui inaugurar esse serviço de radioterapia, porque, além da função de assistência para aqueles que precisam do tratamento radioterápico, nós temos a pesquisa e o ensino, que são as outras funções das instituições universitárias e, com isso, vamos ter uma política pública de saúde com mais concretude, mais eficiência e o fortalecimento do sistema de saúde", afirmou Queiroga.

 

O ministro afirmou ainda que, em todo o país, já existem 53 unidades como a inaugurada hoje no estado de Alagoas. Dessas, 40 foram inauguradas no governo Jair Bolsonaro.


"Isso mostra o compromisso do governo com a assistência à saúde de maneira transversal, com a atenção primária, reforço nas ações de vigilância, na atenção especializada à saúde e, particularmente, na área da oncologia, porque nós vivemos uma transição demográfica e, com isso, cada vez mais pessoas têm doenças cardiovasculares e câncer", destacou o ministro.

 

O Acelerador Linear entregue ao Hospital Universitário é de alta precisão, capaz de emitir uma radiação que queima o tumor e que traz mais conforto para o tratamento do paciente com câncer.

 

O ministro aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações do Ministério da Saúde em todo o país. Ele lembrou que Alagoas tinha a menor cobertura em atenção primária, do ponto de vista do ConecteSus. Com os investimentos realizados pelo governo federal, houve uma melhoria significativa na cobertura.

 

No país, atualmente, onde antes havia 55 Cievs, hoje existem 164. Os leitos de UTI também cresceram. Eram 23 mil e, no pico da pandemia, esse número passou para 45 mil, ficando ao final um legado de mais 7 mil leitos de Terapia Intensiva, em um investimento de R$ 1,2 bilhão. "Além disso, apenas três Lacens tinham condições de fazer o sequenciamento do vírus no início da pandemia. Hoje, os 27 têm capacidade para tal. Também distribuímos 7 mil respiradores", falou.

 

Diversas autoridades participaram da solenidade. Dentre elas, o prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas).
O deputado federal Arthur Lira falou sobre a alocação de recursos para as unidades de saúde em Alagoas.

 

"Ao longo de cinco anos, a gente vem alocando recursos, cada ano, para o Hospital Veredas, Hospital Sanatório, Hospital Regional de Arapiraca, estamos inaugurando maternidade em Palmeira dos Índios, para as casas de Alagoas, APAES, Adefal, porque são essas entidades que sustentam a ponta das necessidades das pessoas em nosso estado".

 

Em discurso, ele ainda fez críticas ao Governo do Estado.

 

"O Governo do Estado gastou milhões do Fecoep para construir cinco novos hospitais gigantescos. É importante a construção de hospitais. Concordo. Mas não funcionam. Aí vemos o Veredas fazendo greve, a Santa Casa de Penedo fazendo greve porque não recebe recursos. Um consórcio espetacular dos municípios da região Sul está para perder todos os conveniados porque tem 12 milhões de reais em caixa e não recebe. Então o que é importante nesse momento? É a gente abrir os olhos", afirma e acrescenta:

 

"Hospitais como HU, Veredas, Regional de Arapiraca, Santa Casa de Penedo, de São Miguel, Sanatório e tantos hospitais públicos , que trabalham com suor e sangue dos funcionários, muitas vezes sem as condições ideais, recebam essa ajuda do governo federal, bancada federal, mas também do governo do estado. Essa atenção é devida e a gente cobra isso com muita propriedade".

 

Em seu discurso, JHC destacou a importância do equipamento para salvar vidas. "O acelerador linear vai salvar muitas vidas. Vai combater de forma implacável e precisão cirúrgica o câncer e ajudar muitas famílias. É um tratamento muito caro e a grande maioria não tem dinheiro para buscar atendimento privado. É o SUS ajudando a salvar vidas", falou o prefeito.

 

JHC também falou sobre o esforço conjunto da bancada federal para trazer investimentos em saúde para o município. "A gente fica muito feliz da construção de um esforço conjunto da bancada federal, onde também ajudei a construir muitos dos sonhos do HU, como a UTI pediátrica. Maceió faz um investimento de 3 milhões de reais por mês na saúde pública. Mas fazer gestão de saúde pública não se faz com obra de engenharia, e sim, com bons atendimentos, e não podemos tratar a saúde pública com demagogia", disse.

 

O reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, falou que o HU atende, atualmente, cerca de 88% da população que precisa do SUS em Alagoas e o novo equipamento chega para reforçar esses atendimentos. "Tínhamos perdido o acelerador porque, na gestão passada, não alcançamos os requisitos para conseguir o equipamento, mas agora conseguimos fazer com que ele chegasse", pontuou.

 

 

 

 

Fonte: gazetaweb.com

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde