Notícias
Em busca de consultas e exames, pacientes que dependem do PAM Salgadinho, em Maceió, enfrentam dificuldades para conseguir o atendimento na unidade de saúde.
No início da manhã, filas enormes já se formavam nos corredores da unidade. A dona Maria José disse que tenta fazer os exames há mais de uma semana, mas não conseguiu no posto de saúde do bairro onde mora.
"Fui lá no posto do Conjunto Medeiros Neto, mas está tudo suspenso. Um monte de exame que não estão fazendo, e lá só tem dois médicos e uma médica. Vou tentar fazer hoje", explicou Maria José.
Um equipe da TV Gazeta acompanha a situação no PAM desde a semana passada, e já mostrou duas vezes que os exames de prevenção ao câncer de mama não estavam sendo realizados. No local também não foi encontrado nenhum profissional de ginecologia.
Quando o problema foi mostrado pela primeira vez, o secretário de saúde de Maceió, Thomaz Nonô, disse que a situação seria resolvida até a última quinta-feira (19), o que não foi o caso.
Um dia após o prazo, Nonô voltou a ser entrevistado e disse que o problema não passaria desta segunda (23).
"É evidente que não posso fazer modificações que implicam na assistência de Maceió em dois minutos. É bom lembrar que temos 84 unidades básicas de saúde, e como não posso contratar ninguém, eu tenho que tirar alguém dessas unidades e botar no PAM. Ginecologista estará lá na segunda-feira", prometeu o secretário.
Nesta segunda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se manifestou por meio de uma nota. Disse que as consultas ginecológicas podem ser marcadas a partir desta tarde por meio do Complexo Regulador de Maceió (Cora) para o atendimento no PAM Salgadinho. Além disso, a ginecologista que foi remanejada para a unidade vai atender nas quartas e quintas-feiras.
A equipe da TV Gazeta percorreu a unidade e, no setor de saúde da mulher, recebeu a informação de que apenas a colposcopia estava sendo realizada. Pouco tempo depois, houve a confirmação de que o PAM não está marcando exames de ultrassom.
Um funcionário também informou que as pessoas devem procurar as unidades de saúde dos bairros onde moram. No entanto, os pacientes relataram que precisaram ir ao PAM porque foram encaminhadas pelos postos dos bairros, que também não estão marcando o exame.
Alternativa
No 2° Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, os exames relacionados com o Outubro Rosa estão sendo marcados normalmente nas segundas-feiras. Alguns podem até ser realizados no próprio posto. Mesmo assim, a unidade também não possui ginecologista, já que ele foi transferido.
A direção do posto não quis gravar entrevista, mas falou que, a partir desse mês, as consultas com ginecologista devem ser marcadas nas unidades básicas de saúde.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes