Notícias
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios concluiu hoje (23) o recadastramento das pessoas incluídas no Programa de Glaucoma, do Ministério da Saúde (MS). Este ano, o Ministério reduziu em quase 90% o valor dos recursos destinados aos glaucomatosos. Dos 1.411 cadastrados apenas 300, depois da reavaliação clínica feita por oftalmologistas, deverão continuar o tratamento. Além de Palmeira, outros 12 municípios que também são atendidos pela SMS, passarão pelo recadastramento, o que totaliza 2.225 pacientes.
Por entender a necessidade de tratamento de todos os pacientes, na terça-feira (27) a secretária municipal de Saúde Kátia Born tem agenda marcada na Defensoria Pública de Alagoas, em Maceió, para que seja viabilizado o segundo passo, que é a avaliação médica dos pacientes. "Temos essa obrigação com os nossos, de mantê-los no tratamento. Após a avaliação médica, um relatório será encaminhado ao controle de avaliação do Ministério da Saúde. Podemos afirmar que Palmeira dos Índios está dentro dos critérios que ele exige, pois aqui em Palmeira há um trabalho sério das equipes. Depois dessa etapa, poderemos ir ao Ministério dizer que o recurso para atender a uma parcela maior da população tem que ser retomado. O que estava sendo feito de forma errada foi corrigido e, se não tem nada errado, os pacientes não podem ser penalizados", disse a secretária.
E continuou. "Resolvemos fazer nesta primeira etapa o recadastramento de todos esses usuários, não só em Palmeira, mas dos 12 municípios que utilizam a rede de saúde da cidade. Cada município também ficou responsável pelo recadastramento dos pacientes que são atendidos por nós. Esse recadastramento foi muito interessante porque eu vi muitos jovens, com idade a partir de 15 anos, preocupados em não ter um problema maior e que possa causar cegueira no futuro. Palmeira concluiu, em tempo recorde, o recadastramento e quero agradecer aos agentes de saúde e à nossa equipe técnica que trabalharam, todos os dias, desde o o início da semana, com primor para que o resultado fosse o melhor possível", finalizou a Kátia Born.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes