Notícias
A prefeitura do Rio de Janeiro programa já para setembro a aplicação de dose de reforço nos cariocas com esquema vacinal completo e mais de 60 anos de idade.
O Ministério da Saúde ainda não autorizou oficialmente a aplicação de doses de reforço por estados e municípios, o que afeta o recebimento de doses para cumprir o calendário.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, a previsão é começar a aplicação com os idosos que estão internados em instituições de longa permanência e, depois, alcançar todos até os 60 anos.
Aplicar a dose de reforço foi uma orientação do comitê científico que, de acordo com a prefeitura, orienta as decisões referentes à pandemia de covid-19 na cidade do Rio.
O calendário divulgado anteriormente será adiantado, por recomendação do comitê. Antes, a previsão era terminar a aplicação de reforço nos idosos em dezembro, agora o planejamento é que isso aconteça já em novembro.
"A partir de setembro todos já terão suas datas, de forma escalonada, para a dose de reforço", disse Soranz.
Pfizer ou Astrazeneca para o reforço
A operacionalização das vacinas depende das doses disponíveis. Mas foi definido pelo comitê científico que a aplicação será heteróloga, ou seja, com vacina diferente daquela recebida na primeira e na segunda dose.
Alberto Chebabo, infectologista pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e membro do comitê, confirmou que a recomendação é que a dose de reforço para aqueles que receberam Coronavac — a vacina mais aplicada nos idosos — seja com vacina de outro laboratório.
"As evidências que temos é de fazer outra vacina como reforço em relação ao esquema da Coronavac", disse via mensagem.
FONTE: UOL
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes