02/11/2024
23ºC Maceió, AL Neblina
(82) 99699-6308

Notícias

05/09/2016 16:45
Saúde
Rozangela Wyszomirska fala de projetos para a Saúde em entrevista à TV Mar
Gestora falou sobre os desafios da área e os planos para a evolução da assistência em Alagoas
Secretária Rozangela Wyszomirska fala dos investimentos da atual gestão para garantir o atendimento de qualidade à população / Foto: Olival Santos
Agência Alagoas

Convidada do Programa Conjuntura, da TV Mar, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, falou sobre os desafios enfrentados na área em Alagoas e no Brasil e destacou os projetos que irão evoluir a assistência prestada aos alagoanos.



Questionada sobre a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, a médica explicou que o cuidado com a saúde pública envolve questões complexas e de alto custo.



“O Sistema Único de Saúde garante o acesso universal e em todos os níveis de assistência. A estrutura depende de um trabalho em conjunto com as administrações municipais, estaduais e governo federal para conseguir responder à demanda”, destacou Wyszomirska.



Entre os desafios ressaltados pela secretária estão à falta de investimento histórica em novos hospitais no Estado. “Existe um déficit de mais de dois mil leitos em Alagoas. A administração do governador Renan Filho está determinada a encarar esse problema de frente com a construção de unidades hospitalares, além da reforma e reestruturação de hospitais de médio porte no interior”.



“As novas unidades irão atender a população que reside na parte alta de Maceió, ampliando o acesso a atendimentos de alta e média complexidade e resolvendo o problema de excesso de demanda em hospitais referenciais, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE)”, explicou a secretária.



Em Maceió, está prevista a construção da Maternidade de Risco Habitual, no bairro do Poço; o Hospital de Clínicas, que será edificado onde hoje funciona o Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho; o Hospital Metropolitano, na parte alta da capital, e o Hospital da Criança.



Rozangela Wyszomirska acrescentou que foram realizados investimentos estruturantes, como a criação da Unidade do Acidente Vascular Cerebral e o setor de hemodinâmica, que funcionam no HGE.



“Essas ações pioneiras têm criado um novo ambiente no atendimento de urgência e emergência, salvando vidas e garantindo uma assistência cada vez mais digna e qualificada para todos”, finalizou a secretária.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde