01/11/2024
26ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

20/10/2016 20:00
Saúde
Samu promove III Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Iniciativa busca conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção
Durante a ação, foram realizadas palestras sobre prevenção de acidentes e postura correta nos locais de trabalho / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nesta quarta-feira (20), a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes. O encontro ocorreu no auditório do órgão, situado na Rua Goiás, no bairro do Farol, em Maceió.



Durante a ação, foram realizadas palestras sobre prevenção de acidentes e postura correta nos locais de trabalho. A iniciativa foi realizada para conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e teve a participação do engenheiro de Segurança do Trabalho, João de Jesus Vieira, que ministrou uma palestra sobre ergonomia.



Na ocasião, o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado, ressaltou que a segurança dos socorristas tem sido uma prioridade da gestão, que tem investido em equipamentos adequados e capacitações. “O Samu conta com a participação ativa de uma Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes], que atua junto à gestão para identificar e reduzir os riscos que a atividade envolve”, destacou.



Uso correto dos EPIs


O presidente da Cipa da Samu, Wilson de Souza, lembrou que o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a adoção de uma postura ergométrica correta são essenciais para a manutenção da saúde dos servidores. Uma das ações adotadas pela Cipa e que foi apoiada e implantada pela gestão, é a adoção de macacões especiais com airbags, para proteção dos motosocorristas.



“Os profissionais que atuam nas motocicletas estão particularmente vulneráveis a acidentes. Por isso, foi realizado um estudo e adquiridas roupas com airbags instalados. Esse equipamento é acionado automaticamente em casos de acidentes e protege a região do pescoço e tórax”, explicou Wilson de Souza.

 


Lucas Casado ressaltou que a aquisição e o uso correto de EPIs são estimulados pela administração do Samu. “Cuidar de quem cuida é uma prioridade da gestão estadual de saúde, que está comprometida em garantir saúde e bem estar para a população e para os seus colaboradores”, destacou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde