23/11/2024
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

09/11/2017 08:24
Saúde
Samu vai participar de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa
Ação acontece nesta quinta-feira (9), às 9h30, no Polo Industrial de Marechal Deodoro
Samu vai participar de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa / Carla Cleto

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participará de um simulado de acidente de trânsito, onde será encenada uma colisão entre um veículo contendo carga perigosa e um ônibus. A simulação acontece nesta quinta-feira (9), 9h30, no Polo Industrial de Marechal Deodoro.

 

 

No acidente simulado, o ônibus estará transportando funcionários da Braskem e vai colidir na traseira de um caminhão carregado de ácido clorídrico. Com a colisão, haverá um vazamento do líquido para a rodovia.

 

 

De acordo com o supervisor do Samu, major Dárbio Alvim, serão disponibilizados para o simulado uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e Samu Aeromédico. Na oportunidade será mostrado como ocorre o atendimento e transporte feito pelo Samu.

 

 

“Todo simulado é de extrema importância, porque observamos o trabalho das equipes que estão envolvidas com acidentes com múltiplas vítimas e aproveitamos para corrigir os erros que possam acontecer. E assim, em uma situação real, garantir um socorro cada vez mais qualificado para a população,”, afirmou o supervisor do Samu.

 

 

Também estarão presentes no local, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a Polícia Militar de Alagoas e parceiros da Braskem, que realizam transporte e atendimentos a emergência. Luiz Antônio Mansur, coordenador clínico de atendimento do Samu Maceió, explicou como é o procedimento adotado pela equipe de saúde do Samu ao se deparar com uma ocorrência que exista exposição a cargas perigosas.

 

 

“Em uma situação real, os profissionais do Samu são treinados para montar uma zona de triagem para os pacientes expostos ao produto químico, classificando os casos mais urgentes e mais leves, prestando os primeiros atendimentos e transferindo primeiro as vítimas mais graves até o HGE [Hospital Geral do Estado], pontuou o médico.

 

 

Fonte: Ascom / Sesau

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde