Notícias
A Campanha Outubro Rosa, promovida para sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi iniciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa estende-se até o fim do mês e irá promover ações educativas em diversas comunidades e municípios de Alagoas.
De acordo com a supervisora de Ações Estratégicas da Sesau, Vera Mitomari, as ações irão se concentrar na sensibilização de acadêmicos e profissionais da saúde sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres com iniciativas educativas e no auto cuidado.
“Estima-se para 2016 que Alagoas registre 520 casos de câncer de mama, sendo 270 apenas em Maceió. É um número considerado alto e torna necessária a mobilização de toda a sociedade para prevenção e diagnóstico do problema”, destacou.
A supervisora reforçou que todas as mulheres devem fazer o autoexame e a mamografia, que é uma radiografia dos seios, que permite a visualização de alterações, auxiliando no diagnóstico médico. “O diagnóstico precoce é a principal arma da mulher para evitar o óbito e sequelas permanentes”, salientou.
Palestras
Também serão promovidas palestras para o público e atividades organizadas em parcerias com as administrações municipais. “Iremos realizar palestras na sede da Sesau, no dia 19, com profissionais que atuam no Serviço Único de Saúde para rastreamento do câncer de mama”, ressaltou Vera Mitomari.
Ainda no mês de outubro, a Sesau organizará um seminário com acadêmicos de todas as faculdades que possuem o curso de enfermagem. O tema do seminário será Mulher e o Câncer de Mama.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 19/04/2025 17:30 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 31/03/2025 12:11 Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
- 31/03/2025 12:01 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- 31/03/2025 11:58 Especialista destaca desafios e soluções para garantir alimentos seguros e saudáveis
- 20/03/2025 11:56 Nova resolução do CFF autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos
BUSCAR
