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Tão importante quanto o RG ou Certidão de Nascimento, o Cartão SUS é o passaporte para que qualquer cidadão brasileiro possa ser atendido em uma unidade pública de saúde.
Além da versão de papel, ele também pode ser baixado no smartphone ou tablet e, para facilitar o acesso dos alagoanos à ferramenta, o site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) passa a contar, agora, com uma plataforma web que ensina os usuários como confeccioná-lo e baixá-lo.
Disponível na pasta Aplicativos, na parte inferior esquerda do portal, a plataforma explica o que é o Cartão SUS Digital, quais informações o usuário deve disponibilizar e orienta quando e como utilizá-lo.
A nova ferramenta foi disponibilizada no site da Sesau visando facilitar o acesso do Cartão SUS Digital aos usuários alagoanos, uma vez que, segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Sesau, Eraldo Alves, atualmente, grande parte da população prefere dispor das informações no próprio celular, apenas por meio de um clique.
O Cartão SUS de papel, aquele que guardamos na carteira ou na bolsa, continua sendo válido em todas as unidades de saúde. No entanto, o usuário que preferir dispor do serviço no smartphone ou tablet pode baixá-lo na pasta de aplicativos do portal da Sesau, onde também há orientações para baixar o ‘Juntos pela Saúde’, que possibilita a denúncia de focos do Aedes aegypti, e o ‘Doe Mais’, onde o voluntário pode agendar a sua doação de sangue no Hemoal.
Eraldo Alves informou que o Cartão SUS Digital possui as mesmas informações da versão em papel e que, ao acessá-lo via smartphone ou tablet, o usuário pode visualizar o número do seu Cartão Nacional de Saúde.
Ainda de acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Sesau, a versão digital também disponibiliza diversas funcionalidades, como as sessões ‘Minha Saúde’, onde são disponibilizadas a avaliação nutricional, quais as alergias que o usuário possui, os medicamentos que faz uso regularmente e informações sobre o cartão vacinal.
Por meio da ferramenta digital, também são disponibilizados detalhes como os exames realizados e os resultados, além de detalhes da pressão arterial e glicose, bem como, informações sobre os contatos emergenciais de pessoas que podem ser acionadas caso ocorra alguma emergência.
O usuário também pode cadastrar os profissionais que cuidam da sua saúde, permitindo que eles tenham acesso a esses dados quando lhe atenderem novamente ou se necessitarem acompanhá-lo.
Como usá-lo
Ao chegar a uma unidade de saúde para ser atendido, o usuário deve acessar a versão digital no tablet ou smartphone, clicando no ícone do Cartão SUS, que estará na tela principal, identificado pela logomarca, que é igual ao cartão físico. No entanto, é importante portar um documento de identificação com foto e o documento continua sendo confeccionado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do RG, comprovante de residência e CPF.
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