Notícias
A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (16) a Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2017. A Audiência Pública aconteceu na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios e foi apresentado pelo diretor de Planejamento da SMS Sinval Clemente.
Alguns pontos foram destaque na apresentação do relatório, como o grande número de dívidas deixadas pela gestão anterior, que impediram de dar continuidade imediata aos serviços essenciais, como assistência hospitalar e ambulatorial e atenção básica, por exemplo. Outra questão salientada foi a de que Palmeira é um dos municípios que não construiu e nem qualificou nenhuma Unidade Básica de Saúde, por meio do Requalifica UBS, situação que está fazendo o município devolver dinheiro aos cofres públicos.
A titular da pasta Kátia Born falou da situação em que a Saúde foi entregue, no começo do ano, e dos desafios vencidos.
"Pegamos uma saúde devastada, com pagamentos atrasados e servidores desmotivados. Trabalhamos primeiramente a motivação dos nossos profissionais para fortalecer a equipe, que é de extrema competência. Depois, fomos em busca de meios para pagar os fornecedores e os prestadores de serviço. Agora, estamos entrando nos eixos, regularizando a rede. Uma grande vitória aconteceu esta semana, que foi a abertura da emergência para cirurgias eletivas, aqui em Palmeira", destacou Kátia Born.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Adalberon Sá Júnior também reforçou que a situação encontrada pelos secretários está sendo otimizada aos poucos.
"A gestão assumiu às cegas, principalmente devido ao impedimento de visualizar informações de execuções orçamentárias do município. O esforço do prefeito Júlio e da secretária Kátia, em bater às portas dos Ministérios para conseguir repasses, tem sido imenso. Muitas ações têm dado certo, a população tem atendido ao chamado da Secretaria e isso é de extrema importância para os indicadores do município", disse o secretário.
Estiveram presentes à Prestação de Contas gerentes, coordenadores e diretores da Saúde, técnicos e a sociedade civil. A mesa foi presidida pelo vereador Dindor, que substituiu o presidente da Casa, o vereador Júnior Miranda.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes