23/11/2024
32ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

12/11/2016 07:00
Saúde
Secretaria de Saúde promove ação de combate ao aedes aegypti neste sábado (12)
Meta é reduzir focos do mosquito, causador da dengue, chikungunya e vírus zika
Ação da Sesau levará a moradores de 26 quarteirões do Trapiche da Barra neste sábado (12) informações sobre cuidados básicos que podem evitar a proliferação do aedes aegypti / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, neste sábado (12), mais uma ação de combate aos focos que podem virar criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika. A concentração acontecerá a partir da 8h, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no Trapiche da Barra.



A iniciativa acontece em parceria com cem acadêmicos da instituição, dos mais variados cursos, além de três supervisores e oito agentes de endemias da Sesau. De acordo com o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, a ação vai levar aos moradores de 26 quarteirões do Trapiche da Barra informações sobre cuidados básicos que podem evitar a proliferação do mosquito. Ao todo 1.300 imóveis serão visitados no bairro.



O supervisor explicou que a escolha do Trapiche da Barra deve-se ao fato de o bairro possuir altos índices de infestação. “Nossa preocupação, além de eliminar o foco, é a orientação dos moradores, para que eles mesmos possam ser multiplicadores das informações relativas às doenças transmitidas pelo mosquito. Só assim conseguiremos deixar a área livre do aedes aegypti”, destacou.

 


“Como a água parada é o local onde os mosquitos depositam seus ovos, a principal medida a ser adotada pelo público é evitar esses focos. Cada pessoa que fizer a sua parte e seguir as orientações amplamente divulgadas, como manter a caixa d’água fechada, retirar a água acumulada dos pratos das plantas, deixar latas e garrafas viradas para baixo, entre outros, já ajuda. São pequenos cuidados, diários, que não tomam muito tempo”, disse Protásio.



Para ele, ação tem uma grande importância, pois irá fortalecer as atividades e montar estratégias para a erradicação do mosquito, a fim de buscar caminhos para que se alcance uma maior resolutividade.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde