22/11/2024
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

30/11/2017 08:43
Saúde
Secretaria de Saúde realiza ações do Novembro Azul em Palmeira de Fora
/ Assessoria

Dando continuidade ao Novembro Azul, mês dedicado especialmente à saúde do homem, a Unidade Básica de Saúde Denilma Bulhões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, realizou ontem (29) uma ação com palestras educativas sobre o câncer de próstata, testes rápidos para a detecção de doenças como sífilis, hepatites B e C, HIV, glicemia, exames de PSA livre (antígenos específicos da próstata) e aferição de pressão arterial. As atividades aconteceram no Centro Comunitário de Palmeira de Fora e os profissionais atenderam cerca de cem homens.

 

 




O aposentado Paulo Ferreira, de 76 anos, já foi submetido duas vezes a cirurgias para a retirada de câncer de próstata. Mas, graças aos cuidados que teve com a própria saúde, hoje está curado. "Sempre que ouço o carro de som passando, convidando a população, venho logo para ser atendido. Já passei por duas cirurgias, a última há quase dois anos, e não deixo de me cuidar. Acho que os homens deveriam fazer o mesmo, pois o câncer é uma doença que pode matar. Hoje, estou curado graças aos exames que faço e sou muito feliz", disse o aposentado.

 

 



O prefeito Júlio Cezar elogiou a iniciativa do aposentado Paulo Ferreira e reforçou que os homens precisam ser mais atenciosos com a própria saúde e, sobretudo, evitar o preconceito na hora de realizar exames como o de câncer de próstata. "Ainda existe um certo preconceito na hora de fazer certos exames, por parte de muitos homens, como o de câncer de próstata. As mulheres são mais cuidadosas, fazem consultas, exames e buscam tratamento porque para elas a vida vale muito, e assim, elas vivem muito mais. Devemos tomar isso como exemplo, e também a atitude do senhor Paulo, que é louvável, e buscar ajuda e cuidados com a nossa saúde. Ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul são muito importantes para a prevenção e diagnóstico de doenças, pois quanto mais cedo elas forem descobertas maiores são as chances de cura. Mas, independente das campanhas, é essencial cuidar da saúde", afirmou o prefeito.

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde