02/11/2024
23ºC Maceió, AL Neblina
(82) 99699-6308

Notícias

26/08/2016 18:30
Saúde
Secretaria e Ministério da Saúde lançam guia de saúde do homem
Lançamento ocorreu nesta sexta-feira, no auditório do Museu da Imagem e do Som
Guia tem como objetivo principal o acolhimento do homem durante a realização das consultas de pré-natal da parceira / Olival Santos
Agência Alagoas

Para aumentar o acesso dos homens aos serviços de saúde e ampliar o olhar dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram, nesta sexta-feira (26), o lançamento do guia de saúde do homem para os agentes comunitários e do guia do parceiro para os profissionais da área. O evento aconteceu no auditório do Museu da Imagem e do Som, no bairro de Jaraguá.




O guia foi apresentado para os coordenadores dos 20 municípios prioritários das áreas de saúde do homem, da atenção básica e de promoção da saúde, para que seja mais um passo na consolidação da política nacional de atenção integral a esse público em Alagoas, melhorando o acesso, acolhimento e a saúde da população masculina brasileira.




De acordo com a supervisora de educação e promoção da saúde da Sesau, Maria Lucia Amorim, a atenção primária capacitou seis municípios - Murici, Igaci, Chã Preta, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Girau do Ponciano - para acolher e encaminhar os parceiros para a realização do pré-natal masculino nas unidades básicas de saúde.

 



“O guia de pré-natal tem como objetivo principal o acolhimento do homem durante a realização das consultas de pré-natal da parceira, para despertar a paternidade e iniciar a formação de um vínculo entre os integrantes desta família. Além da palestra educativa, os pais terão a oportunidade de cuidar da saúde do homem”, destacou a supervisora.

 



O geriatra e técnico de supervisão de educação e promoção da saúde do homem da Sesau, Marcos Martins, falou sobre o projeto Pai Coruja, que será implantado nos municípios que são considerados prioritários.

 




“O projeto Pai Coruja irá mostrar um olhar geral na saúde desse pai que está participando das consultas de pré-natal, funcionando como um cartão de pré-natal, que contará com algumas informações de promoção e prevenção à saúde e a realização de alguns exames como aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de vacinas”, enfatizou o médico.

 


O enfermeiro e coordenador nacional de saúde do homem do MS, Ayrton Brito, explicou que o guia destinado aos agentes comunitários de saúde (ACS) servirá para orientar os profissionais durante as visitas realizadas nas comunidades.

 



“Até o momento, os agentes eram orientados a realizar visitas nas comunidades e acompanhar a saúde da criança, mulher e do idoso. A partir de agora, com esse guia, os agentes serão orientados a buscar os homens nas comunidades e propagar as informações, e, caso seja necessário, encaminhar para as unidades básicas de saúde”, destacou o representante do Ministério da Saúde.

 



Alagoas é o quinto Estado a receber essa capacitação realizada pelo Ministério da Saúde, que já passou por São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco e na próxima semana será realizada no Estado do Espírito Santo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde