23/11/2024
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

07/10/2016 21:00
Saúde
Secretária lembra 500 atendimentos clínicos que salvaram vidas em Alagoas
Rozangela Wyszomirska recordou as prioridades elencadas no início da gestão
Secretária de Estado da Saúde enfatizou a importância do tratamento de cardiopatias em Alagoas / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

Durante o programa CBN Maceió desta sexta-feira (7), veiculado na Rádio CBN FM, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, falou sobre as ações desenvolvidas em 1 ano e 9 meses de gestão. O destaque da entrevista, conduzida pelo radialista Elias Ferreira, foi o Programa Estadual de Cardiopediatria, criado pela atual gestão em abril do ano passado.



A secretária destacou que a cardiopediatria, a hemodinâmica e a telemedicina foram os serviços implantados no Estado de Alagoas em parceria com a Fundação Cordial, mantenedora do Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL).



“Desde que começamos a disponibilizar os serviços de cardiopediatria, já foram quase 500 atendimentos clínicos para as crianças. Esses pacientes também passaram por exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, além de termos capacitado todas as maternidades para a realização do Teste do Coraçãozinho”, salientou.



A titular da pasta destacou a importância da telemedicina, que está ajudando a salvar a vida das pessoas que sofreram infarto no estado. “Quando começamos os trabalhos decidimos priorizar os problemas que causam mais morte na população de Alagoas, priorizamos o infarto e o AVC”, evidenciou.



Sobre a implantação da telemedicina, ela explicou como funciona o sistema integrado entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a central de plantão no Hcor/AL.



“Por meio dele, é realizado um eletrocardiograma e, dependendo do resultado do exame, que é analisado por um cardiologista, o paciente é encaminhado de forma imediata para o HGE para continuar o tratamento, o que aumenta as chances de sobrevivência”, afirmou Wyzomirska.



Ainda durante a entrevista, Rozangela Wyszomirska destacou outros investimentos que estão sendo realizados para qualificar a assistência infantil do Estado. Entre eles está a construção do complexo materno infantil, que contará com a Maternidade Escola Santa Mônica, a Maternidade de Risco Habitual e a Casa da Gestante, Bebe e Puérpera.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde