Notícias
O mês de outubro é marcado, mundialmente, pela campanha de prevenção ao câncer de mama. Para incentivar o movimento, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou parceria com a ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer. Nesta segunda-feira (31), no Espaço Multieventos do Presídio Santa Luzia, reeducandas e servidoras discutiram a importância da prevenção e combate ao câncer de mama.
Na ocasião, a ginecologista Yana Vasconcelos, voluntária da Rede Feminina, explicou as principais causas e sintomas do câncer de mama, a anatomia do seio, como o câncer se desenvolve, as formas de diagnosticar a doença, além da importância da realização do autoexame.
“O autoexame é uma das formas mais eficazes para diagnosticar precocemente o câncer de mama, por isso é fundamental que todas as mulheres façam o exame para aumentar as chances de cura. Diagnosticada precocemente as chances de cura chegam a 95%. Com cuidados simples, podemos salvar muitas vidas”, afirmou a ginecologista.
Após a fala da médica, as reeducandas tiraram dúvidas sobre a doença e receberam encaminhamentos para realização de 27 exames de mamografias. Os exames serão dirigidos para aquelas que têm mais de 40 anos de idade.
A presidente da ONG, Fátima Canuto, e a vice-presidente, Jane Holanda, apresentaram o funcionamento da Rede Feminina, que já atua em Maceió há 16 anos. “Nosso trabalho é diário, não se limita ao câncer de mama nem ao Outubro Rosa. Através da rede de voluntários, desenvolvemos um trabalho com diversos pacientes carentes. Esse trabalho desenvolvido pela Seris é muito importante, pois estão levando informações”, destacou.
A reeducanda Vandileuza da Conceição assistiu atentamente às instruções e orientações das palestrantes. “Eu achei muito boa essa oportunidade. Quero passar para minhas colegas tudo que aprendi aqui”, afirmou.
A gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital, explicou que durante este mês, a secretaria promoveu diversas ações com foco na prevenção ao câncer de mama. “Essa é uma campanha muito importante e toda a equipe esteve envolvida para executar esse projeto exitoso. A informação é o meio mais eficiente para diagnosticar precocemente o câncer”, finalizou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes