23/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

18/08/2016 20:00
Saúde
Serviço de Telemedicina é implantado na UPA do Trapiche
Profissionais de Enfermagem e Medicina da unidade participaram de uma capacitação para uso do equipamento
Serviço visa agilizar o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, aumentando a segurança nestas ocorrências / Olival Santos
Agência Alagoas

Os profissionais de Enfermagem e Medicina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche participaram, nesta quinta-feira (18), de uma capacitação para utilização do equipamento de Telemedicina da unidade.



O serviço foi implantado em parceria com Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL) e tem o propósito de agilizar o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, aumentando a segurança nestas ocorrências.



“Os profissionais farão um eletrocardiograma, que será enviado para uma Central de Plantonistas no HCOR/AL, onde cardiologistas irão confirmar ou não o problema e prescrever como o paciente deve ser assistido”, explicou a diretora médica da UPA do Trapiche, Sandra Gico.



A diretora ressaltou que o exame aumenta o tempo-resposta na assistência à vítima de infarto. “Em casos de infarto agudo do miocárdio, a celeridade da assistência é essencial para a estabilização e sucesso dos procedimentos realizados”, destacou a médica.



A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, lembrou que o Serviço de Telemedicina foi lançado em abril deste ano, pelo Governo do Estado, e já está disponível nas UPAs de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos.



“Uma nova Alagoas se faz com ações pioneiras e eficazes. Após implantarmos o serviço nas Unidades de Pronto Atendimento de Maceió, iremos levá-lo à UPA de Maragogi, assegurando uma assistência ágil àqueles que tenham sofrido ou estejam próximos de enfartar”, destacou.



Serviço de Hemodinâmica – Também presente ao curso, a coordenadora de Enfermagem da UPA do Trapiche, Mireli Torres, ressaltou que quando o diagnóstico é confirmado o paciente é encaminhado ao Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral do Estado (HGE), onde passará pelos procedimentos indicados pela equipe médica, a exemplo de angioplastia e cateterismo.



“O paciente é transferido para o HGE por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde será atendido por uma equipe especializada e preparada para assistências emergenciais”, destacou a coordenadora.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde