23/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

22/08/2016 16:30
Saúde
Serviço de Telemedicina nas UPAS de Maceió é destaque na imprensa
Entrevistas foram concedidas pela secretária de Estado da Saúde Rozangela Wyszomirska
Secretária explicou que com a telemedicina o tempo de atendimento será cada vez mais curto, com equipe oferecendo uma melhor possibilidade de sobrevivência às pessoas que chegam com suspeita de infarto / Foto: Olival Santos
Agência Alagoas

 A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, concedeu entrevistas no sábado(20) e nesta segunda-feira (22) sobre a implantação do Serviço de Telemedicina nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros do Trapiche da Barra e no Benedito Bentes. A médica destacou a importância do primeiro atendimento para o tratamento do infarto.



“O infarto agudo do miocárdio tem um alto índice de mortalidade e, além disso, as pessoas que sobrevivem podem ficar com muitas sequelas no coração, por isso o primeiro atendimento é fundamental para a sobrevivência e a redução das sequelas nos pacientes”, afirma a secretária que falou à TV Gazeta e TV Mar sobre o assunto.



A secretária de Estado ainda explicou que com a telemedicina o tempo de atendimento será cada vez mais curto, com equipe oferecendo uma melhor possibilidade de sobrevivência às pessoas que chegam com suspeita de infarto. “O paciente deve procurar primeiro a UPA, onde será feito um eletrocardiograma pelo clínico- geral que envia de imediato o resultado do exame, via internet, para uma central de cardiologia, que funciona durante 24 horas, no Hospital do Coração, para que o médico cardiologista possa confirmar se a pessoa infartou ou não”, disse Rozangela Wirszomirska.



Ela acrescentou ainda que “em caso da confirmação do infarto, na própria UPA, é feita a administração da medicação e o paciente é colocado em uma ambulância do Samu e encaminhado para a unidade de hemodinâmica do HGE para dar continuidade no tratamento”.



Rozangela Wyszomirska ainda falou que médicos e enfermeiros das unidades de pronto atendimento foram capacitados a trabalhar com o Serviço de Telemedicina. “Os treinamentos foram realizados na semana passada nos procedimentos de rotina para a utilização dos equipamentos e dos processos ligados a central telemedicina com esses especialistas”.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde