23/11/2024
32ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

24/10/2016 22:00
Saúde
Sesau apresenta experiências bem sucedidas do Mais Médicos em Alagoas
Ação ocorreu nesta segunda (24), durante primeira mostra do programa no Estado
No encontro foram apresentadas algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando No encontro foram apresentadas algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando / Foto: Olival Santos
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (24), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a I Mostra do Programa Mais Médicos em Alagoas. Durante a ação foram apresentadas, no auditório da universidade, algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando.



Entre as ações que merecem destaque, o trabalho desenvolvido na zona rural de Branquinha, no assentamento Santo Antônio da Boa Vista, pela médica sergipana e formada em Cuba, Carla Rayane Meneses. Graças ao trabalho realizado pela equipe coordenada por ela, os pacientes tiveram a hipertensão e diabetes controladas e todas as gestantes passaram a realizar o pré-natal regularmente.



“Entrei no programa em junho de 2015 e quando cheguei à comunidade os serviços da atenção básica eram deficientes e a população tinha que se deslocar para o Hospital de União dos Palmares, o que acabava superlotando a unidade. Hoje, juntamente com a minha equipe, atendemos na Unidade Básica de Saúde e também fazemos visitas em 29 fazendas da região, estabilizando doenças e prestando uma assistência qualificada”, ressaltou a médica.



Outro município que tem apresentado resultados positivos com o Mais Médicos é Craíbas, no Agreste do Estado. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diógenes Costa, os três médicos que estão na cidade atendem cerca 10 mil famílias e estão melhorando os indicadores ligados à atenção básica.



“Nesses três anos do Programa Mais Médicos em Craíbas conseguimos melhorar os atendimentos médico e hospitalar, principalmente nas comunidades mais distantes da cidade. Com a presença desses profissionais, os indicadores ligados à atenção primária tiveram um ganho significativo, em especial os índices de vacinação e citologia”, afirmou o gestor municipal.



Dados



Os 291 médicos que atuam no Mais Médico e no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) estão espalhados em 67 municípios de Alagoas. Durante o evento, Ivana Pitta, coordenadora do Mais Médicos em Alagoas, parabenizou e agradeceu aos profissionais que estão encerrando mais um ciclo no programa.



“Com a presença de vocês a saúde do Estado melhorou consideravelmente, principalmente os indicadores ligados à atenção primaria. Nós da Sesau só temos a agradecer por toda a dedicação em levar saúde para os que mais precisam”, salientou a coordenadora, que representou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, no evento.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde