23/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

22/08/2016 14:00
Saúde
Sesau é parceira do Congresso da Sociedade de Medicina Tropical
Secretária de Estado da Saúde participou da cerimônia de abertura no Centro de Convenções
Secretária Rozangela Wyzomirska representou o Governo de Alagoas no evento e ressaltou o empenho da gestão no combate das doenças antigas e dos novos surtos, além da importância dos debates / Carla Cleto
Agência Alagoas

Alagoas recebe, desde o domingo (21), a 52ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP). O evento, que acontece até esta quarta-feira (24), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, tem o apoio do Governo do Estado, que foi representado pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyzomirska, durante cerimônia de abertura.



Em seu discurso, a gestora da Saúde estadual ressaltou o empenho da gestão no combate das doenças antigas e dos novos surtos, além da importância dos debates. "O congresso abre a possibilidade para as novas descobertas. É por meio das pesquisas que podemos intensificar a busca pela solução de muitas doenças, além de fortalecer o trabalho junto aos municípios. Assim, poderemos cumprir o verdadeiro papel da gestão pública, que tem como finalidade a melhoria da saúde da população", pontuou.



O congresso iniciou suas atividades ainda na manhã do domingo, com a oferta de cursos para o público-alvo. Após a abertura, o evento segue com palestras e uma vasta apresentação de pesquisas até a quarta-feira (24). Durante os quatro dias de evento, serão mais de 2.400 estudos sobre as principais doenças tropicais no Brasil.



A Zika, doença veiculada pelo mosquito aedes aegypti, a tuberculose, a malária, a doença de Chagas e a leishmaniose - as quatro últimas chamadas doenças negligenciadas - serão temáticas de diversas discussões durante os dias de atividades.



"Pesquisadores do mais alto nível do Brasil estão reunidos aqui em Alagoas. E hoje mostramos para o mundo que somos capazes de novas descobertas, produzindo resultados e contribuindo para sanar muitos problemas da nossa população", destacou Marcus Vinícius Lacerda, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

 


Parceria



O Governo de Alagoas, por meio da Sesau, é parceiro do evento. "Um evento dessa magnitude, que reúne profissionais de nosso Estado e de todas as regiões do Brasil e do exterior, só é possível de acontecer com a parceria daqueles que acreditam em nós, como fez a Secretaria de Saúde", agradeceu Fernando Pedrosa, presidente da edição 52 do MEDTROP, e presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal).



A solenidade foi encerrada com a entrega de homenagens e de medalha de honra ao mérito para pesquisadores que fizeram a diferença na pesquisa da medicina tropical. Entre os lembrados (em memória), o doutor Hélvio Auto, que empresta o nome ao Hospital de Doenças Tropicais de Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde