23/11/2024
31ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

17/10/2016 18:00
Saúde
Sesau inicia Curso de Formação Básica para Registrador de Câncer
Iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Nacional do Câncer
Curso conta com aulas práticas para cadastro de casos e interação com o Sistema de Informação de Registro Hospitalar de Câncer Curso conta com aulas práticas para cadastro de casos e interação com o Sistema de Informação de Registro Hospitalar de Câncer
Agência Alagoas

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), iniciou nesta segunda-feira (17) o Curso de Formação Básica para Registrador de Câncer.



A iniciativa terá duração de 5 dias, com uma carga horária total de 40 horas, e reúne representantes de instituições públicas, privadas e filantrópicas que atuam no tratamento de pacientes com câncer em Alagoas.



Durante a abertura do curso, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou a importância do treinamento, lembrando que o registro correto de informações oncológicas é essencial para a evolução da assistência à saúde.



“O registro eficiente dos casos oncológicos afeta diretamente o planejamento de ações da saúde. Ele é fundamental para que a gestão realize a programação orçamentária e, desse modo, assegure o acesso dos usuários ao tratamento e ao diagnóstico em tempo hábil”, ressaltou Rozangela Wyszomirska.

 


De acordo com o gerente de Informação e Análise da Situação da Saúde, Herberth Charles Barros, o curso conta com a participação de instrutores do Inca e da própria Sesau. “Os participantes receberão noções básicas sobre anatomia, fisiologia, histologia e nomenclatura dos tumores, além da história natural do câncer e o fluxo de informação do registro da doença”, explicou.



O curso conta, ainda, com aulas práticas para cadastro de casos e interação com o Sistema de Informação de Registro Hospitalar de Câncer (SisRHC). A capacitação também tem a participação de alunos dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde