23/11/2024
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/10/2016 22:00
Saúde
Sesau leva ações da Semana de Ciência e Tecnologia para a Escola Mário Broad
Engenheiro agrônomo, Clemens Fortes, mostrou aos adolescentes como manter uma pequena horta na escola ou em casa
Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental aprenderam, na prática, como cultivar plantas medicinais e hortaliças / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

A Escola Estadual Mário Broad, no bairro Jatiúca, em Maceió, foi palco de uma das ações da XIII Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante toda a manhã, alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental aprenderam, na prática, como cultivar plantas medicinais e hortaliças.



Ação ocorreu em alusão ao tema da edição deste ano ‘Ciência Alimentando o Brasil’. Durante a iniciativa, o engenheiro agrônomo e coordenador da produção de plantas medicinais do Ministério da Saúde, Clemens Fortes, mostrou aos adolescentes como é possível manter uma pequena horta na escola ou em suas próprias casas.



“Os alunos puderam aprender algumas dicas de como preparar o solo e analisar a qualidade da água para cultivar uma horta em casa e ajudar a manter as plantas que ficaram na escola. Com essas ações nós tentamos fazer essa ligação entre os adolescentes e a ciência para a produção de plantas medicinais, alimentares ou condimentares”, destacou o palestrante.

 


Para Tobias Falcão, técnico da Supervisão de Ciência, Tecnologia e Telessaúde da Sesau, as ações da Semana de Ciência e Tecnologia servem para aproximar os projetos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola.



“Trouxemos esses eventos para que os adolescentes possam pensar em ciência de uma forma mais acessível e possam desenvolver uma aproximação da ciência votada para a geração de alimentos, estimulando-os a serem pesquisadores”, afirmou o técnico.



A Sesau também realizou a doação de exemplares do livro ‘Algumas razões para ser um cientista’ e de mudas de guaco, hortelã da folha miúda e da folha grande, capim santo e erva cidreira.



Também foram doadas algumas hortaliças, como alface e repolho, produzidas no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que serão plantadas pelos alunos no terreno da escola.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde