Notícias
Com o propósito de integrar, aproximar, levar cidadania e diversos serviços à população que mora no interior de Alagoas, o Dia D do Governo Presente chega a Cacimbinhas e Dois Riachos, no Sertão alagoano, nestas quinta (26) e sexta-feira (27). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará participando da ação para beneficiar os moradores locais, disponibilizando atividades de promoção e prevenção de doenças e fatores de risco.
Na ação, a população dos municípios contará com medição de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis. Segundo Svetlana Barros, coordenadora do Dia D do Governo Presente da Sesau, esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Também serão entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos.
“A camisinha é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis], como a sífilis, gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ela evita uma gravidez não planejada. Por isso, é importante que a população saiba que é o preservativo é o método mais eficiente de não contrair o vírus da Aids”, destacou.
Através de um insetário, que vai mostrar toda a evolução do mosquito Aedes aegypti, os moradores serão orientados sobre como evitar a proliferação do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do mais, eles receberão soluções de hipoclorito de sódio, visando purificar a água para consumo humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, bactérias e parasitas causadores de hepatite A, diarreia, rotavírus e cólera.
“Queremos convocar toda a população para que sejamos responsáveis a eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Devemos tomar cuidado com as embalagens de presentes, de alimentos, latas e até mesmo garrafas”, reforçou Svetlana Barros.
Durante o evento, os moradores terão acesso à ginástica laboral e funcional, atividades com um profissional de educação física, massagens relaxantes e kits, com frutas da época, tornando os lanches variados, saborosos e frescos. As crianças receberão, também, kits bucais, e serão orientadas sobre a importância de cuidar da saúde dos dentes e de trocar a escova todas as vezes que as cerdas estiverem desgastadas.
Fonte: Ascom / Sesau
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 25/10/2024 10:10 Hospital Santa Rita inicia projeto que visa reduzir em 50% o índice de infecção na UTI
- 02/09/2024 22:16 Biomédica informa que Laboratório do hospital Santa Rita contará com novas instalações
- 30/07/2024 09:24 Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
- 30/07/2024 08:56 Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
- 23/07/2024 20:11 Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes