23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

03/09/2016 17:00
Saúde
Tabagismo é tema de palestra para alunos de Enfermagem da Estácio de Sá
Ação ocorreu nesta sexta (2) e encerrou atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
Número de fumantes no Brasil e em Alagoas, entre pessoas acima de 18 anos, caiu de 7,2% em 2015 para 7,0%, nos primeiros meses de 2016 / Carla Cleto
Agência Alagoas

O combate ao tabagismo continua sendo uma das principais ações promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo. E, nessa sexta-feira (2), mais uma atividade foi realizada com a divulgação da Política Nacional de Combate ao Fumo, para alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá, no bairro Jatiúca, em Maceió.



Durante a palestra, a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, fez uma balanço desde a implantação da política nacional, mostrando os avanços que ocorreram.



Entre os avanços obtidos está a redução do número de fumantes no Brasil e em Alagoas, que entre as pessoas acima de 18 anos, caiu de 7,2% em 2015 para 7,0%, nos primeiros meses de 2016.



Ainda na palestra, que fez parte do encerramento das atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – 28 de agosto –, Vetrúcia Teixeira destacou o trabalho que a Sesau promove de divulgação dos males do tabagismo.



Ela disse que o tabaco é um dos principais fatores de risco para doenças como o câncer de pulmão e enfisema, e que há Núcleos de Combate ao Tabagismo, criados para orientar as pessoas que querem parar de fumar.



Alagoas dispõe de Núcleos de Controle do Tabagismo em Maceió, no 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha), no Hospital Portugal Ramalho, na Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes) e no Hospital Universitário. Já no interior, os Núcleos de Combate ao Tabagismo estão implantados em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias e Piaçabuçu. Nesses espaços, o usuário recebem tratamento e orientações para se libertar do vício.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde