02/11/2024
23ºC Maceió, AL Neblina
(82) 99699-6308

Notícias

26/08/2016 17:30
Saúde
Uncisal investe na telessaúde para promoção da saúde
Tecnologia ajuda em detalhes de imagens e facilita a comunicação entre profissionais de localidades distantes dos grandes centros de saúde
Uso da tecnologia facilita a comunicação entre especialistas / Ascom/Uncisal
Agência Alagoas

A tecnologia, que a cada dia está mais presente na vida das pessoas, cresce e se aperfeiçoa, diariamente, também para ser uma potente ferramenta de promoção da saúde. Nesta área específica ela pode, por exemplo, ajudar a perceber detalhes de imagens e ampliar a comunicação entre profissionais que estejam em localidades distantes dos grandes centros de saúde.

 



Segundo a diretora do Centro de Educação à Distância (CED) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), professora Maria Áurea Caldas Souto, “cada vez mais as instituições de ensino se preocupam na formação de seus profissionais, mas é preciso lembrar que a tecnologia jamais vai substituir o profissional da saúde. Esse uso da tecnologia facilita a comunicação com um colega mais experiente quando este pode ser acessado por meio remoto para, em tempo real, debater algum caso”.

 



O aprimoramento e a humanização no atendimento à saúde são essenciais, uma vez que é preciso que esteja claro que “nós somos os seres pensantes. Nós temos máquinas que nos auxiliam, mas nós somos os responsáveis pela informação e pelo atendimento ao paciente”, destacou a diretora.

 



O programa de telessaúde está bem desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Alagoas já faz parte da rede que atende nesse perfil e atua basicamente com um conjunto de profissionais preparados para dar suporte a outros colegas que se encontrem distantes, mas é preciso reforçar que, “a tecnologia é um artifício, pois de fato dos dois lados estão os profissionais. Sem eles não há comunicação nem informação”, destacou a diretora do CED-Uncisal.

 



Educação continuada

 



Além da atenção à população, a telessaúde também é uma ferramenta para promoção da educação continuada. “Entre as diversas vantagens podemos elencar a possibilidade de participar de um curso que esteja sendo promovido em outra localidade, sem sair daqui, com inúmeras vantagens principalmente a diminuição de custos além da possibilidade de reunir diversos especialistas para debater um tema específico, ampliando assim a troca de informações e conhecimento”, pontuou Maria Áurea.

 



O Programa do MS atua na atenção básica à saúde mais existem outros programas e imensas possibilidades como capacitação, educação continuada e formação entre outros.

 



A melhoria da atenção à população é o grande objetivo da telessaúde. A diretora explicou que, em casos onde “o profissional se deparar com um quadro mais específico é possível que seja efetuada uma análise conjunta de imagens e que resultados de exames sejam analisados por um grupo de profissionais promovendo assim um atendimento mais eficaz e beneficiando amplamente a população”.

 



Para ter acesso a essa nova ferramenta de trabalho são necessárias poucas coisas. “É essencial um bom sinal de internet, ter equipamentos de qualidade que hoje podem ser smartfones, tablets e computadores que permitem ao profissional da saúde efetuar sua comunicação com o colega que está distante e também realizar ações simples como fazer a dosagem precisa de remédios entre outros procedimentos”, destacou Maria Áurea.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde