24/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

29/08/2016 15:15
Saúde
Uncisal promove ação de conscientização de combate ao fumo em Maceió
Estudantes de enfermagem aferiram testes de dependência de nicotina, glicemia capilar e pressão
Estudantes de enfermagem da Uncisal aferiram testes de dependência de nicotina, glicemia capilar e pressão na conscientização de combate ao fumo promovido nesta segunda-feira (29) / Ascom
Agência Alagoas

Estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promoveram na manhã desta segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma ação de conscientização e promoção da saúde.



No espaço de atividades localizado no Centro de Maceió foram realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão e avaliação sobre grau de dependência de nicotina.



Segundo dados obtidos pelo Núcleo de Controle ao Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas possui mais de 233 mil fumantes, representando aproximadamente 7% da população. Embora seja um número expressivo, a professora de enfermagem da Uncisal e coordenadora da ação, Amanda Macêdo, destaca que “deixar o vício do tabagismo é possível sim, principalmente se a pessoa tiver o apoio da família e o aporte dos programas públicos”.



Ednaldo Silva, 65 anos e fumante há mais de 40 anos, participou das atividades e disse que vai tentar deixar o vício. “Sei dos males do tabagismo, mas agora estou disposto a me livrar deste mal”, destacou ele.




Em continuidade às atividades no Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta terça-feira (30), no auditório Emil Burihan, situado no térreo do prédio sede da universidade, haverá uma palestra com Vetrúcia Teixeira, coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção do Tabagismo da Sesau e também serão desenvolvidas ações de conscientização junto aos servidores, estudantes e disponibilizados também à comunidade do entorno.



PrevFumo



Para participar do Núcleo de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo (PrevFumo) que, de forma gratuita aborda os aspectos relativos à dependência, como a síndrome da abstinência e estratégias para diminuir seus efeitos, os interessados devem ligar às quintas-feiras, pela manhã, para o número 3315-6725.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde