24/11/2024
33ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

25/05/2017 10:14
Cidades
“Vacinação contra Febre Aftosa está abaixo do esperado” diz veterinário da Adeal
Campanha segue até o dia 31 de maio; Produtor deve entregar declaração até 15 de junho.
/ Ilustração
Roberta Sampaio

O médico veterinário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) em Palmeira dos Índios, Dr. Gustavo, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (25), ao repórter da Rádio Sampaio FM – Rafael Santos, durante o programa “Nosso Encontro” comandado pelo radialista Edvaldo Silva, para falar sobre o número de vacinação contra a febre Aftosa no município e região.

 


Segundo o Dr. Gustavo, a campanha, que foi iniciada no dia 01 de maio, está com números bem abaixo do esperado. “Já acreditávamos ser devagar por conta da seca, mas foi muito abaixo do esperado. Pedimos a conscientização dos produtores porque Alagoas precisa que todos cumpram com sua obrigação. Pedimos que todos se dirijam às lojas credenciadas para adquirir a vacina e fazer a declaração na sede da Adeal”, recomenda.

 


De acordo com o médico veterinário, a Campanha tem o objetivo de erradicar a febre Aftosa no Estado de Alagoas. Gustavo informa que ainda não há casos registrados oficialmente em no Estado, contudo, é preciso que se faça o acompanhamento do rebanho.

 


“O último caso registrado foi no ano de 1999, estamos há dezoito anos sem aftosa, Torcemos para que esse índice continue assim. Mas, para isso, devemos estar vacinando e acompanhando o nosso rebanho, deixando-o totalmente imunizado”, alerta o médico.

 


Gustavo continua a entrevista destacando que é de extrema importância que o produtor tenha essa consciência, pois só ele pode fazer a vacinação do seu rebanho. “Nós (Adeal) somos apenas um órgão fiscalizador e estamos direcionando a campanha. Mas, só o produtor é que tem o poder de manter Alagoas sem Aftosa”, esclarece.
O médico disse também que existe uma exigência do Ministério da Agricultura para que esse status sanitário atual em Alagoas seja mantido é preciso que haja uma boa adesão e participação na campanha de vacinação.

 


“Os nossos pontos fortes são justamente os percentuais de vacinação dos últimos anos, que esteve acima de 95%. Então, isso é muito importante e conta à favor de Alagoas. Nós recebemos uma notícia muito boa de que o Ministério lançou um programa onde até 2026 o objetivo é que todo o Brasil fique livre da Aftosa e sem a vacinação”, divulgou Gustavo.

 


Última vacinação

 


Durante a entrevista o médico veterinário conta também que “Tudo indica que o estado de Alagoas deva vacinar pela última vez no primeiro semestre de 2020. A partir daí poderemos pleitear o “Ser livre” sem a vacina, como já acontece em Santa Catarina. Mas, até lá, teremos a obrigação de vacinar”, enfatiza.

 

 

Ao final, Gustavo faz a recomendação para que todos os produtores procurem a loja credenciada da Adeal para fazer a aquisição da vacina e posteriormente procurem qualquer escritório da Adeal no estado para, assim, fazer a sua declaração e atualização do cadastro.

 

 

Lembrando que, não adianta procurar outra loja que não seja credenciada, pois, caso a compra seja feita em uma loja não credenciada, ao ir à Adeal a declaração não será emitida.

 


Datas da campanha

 


Dr. Gustavo que a campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. Terminando esse prazo o produtor deve ficar atento ao prazo para fazer a entrega da declaração, que é até o dia 15 de junho. Lembrando que o produtor pode fazer a declaração em qualquer sede da Adeal em todo o estado.

 


“Nesse mês de maio estamos vacinando todo o rebanho. E, no mês de novembro será feita a vacinação do rebanho de até 24 meses. Aproveitamos a oportunidade para passar informações sobre a Brucelose aos criadores e produtores de leite da região como, por exemplo, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão (que tem o maior número de gado de leite da região). Aviso que a partir de 01 de junho, o sistema será bloqueado para a emissão de Gta daqueles produtores que não tiver a vacina das suas bezerras, ou seja, o produtor que tem fêmeas não vai poder emitir. E, só será liberada quando o produtor atualizar a vacinação”, finaliza o Dr. Gustavo – médico veterinário da Adeal – Palmeira dos Índios.

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades