Editorias
A edição do programa Alagoas Social no município de Maragogi, realizada nesta terça-feira (6), serviu como exemplo da efetivação das políticas públicas de Assistência Social por meio da parceria entre o Governo do Estado e os municípios alagoanos. A importância desta parceria foi ressaltada durante o evento pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e pela secretária municipal de Assistência Social, Alessandra Wanderley.
Pinaud lembrou a importância do apoio dado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) aos gestores municipais. “Eles são os verdadeiros protagonistas dessa política pública em Alagoas. Nosso papel é dar todo o suporte e orientação possíveis para que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) tenha efetividade em todos os municípios”, disse o secretário.
Na avaliação da secretária Alessandra Wanderley, os verdadeiros beneficiados pelo trabalho conjunto entre Estado e municípios são os usuários do Suas.
“Receber o Estado, ter o secretário presenciando a ação, isso é de suma importância. Não podemos ficar isolados. Temos que trabalhar juntos. Nós trouxemos esses idosos para eles verem que não estamos sozinhos. Temos a companhia do Estado, essa parceria. A presença da Seades nos fortalece e faz com que eles se sintam mais fortes também”, disse a secretária.
O programa Alagoas Social percorre os municípios alagoanos desde maio deste ano, buscando a ampliação dos cadastros de programas sociais executados no Estado, com ênfase no Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cartão do Idoso e Bolsa Família. Na edição desta terça-feira, em Maragogi, pouco mais de 100 idosos e pessoas com deficiência foram atendidos e ouviram as orientações do secretário Antônio Pinaud, da superintendente de Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, da coordenadora técnica de Serviço Social do INSS, Cristina Oliveira, e da técnica de referência do BPC na Seades, Viviane Gusmão.
O aposentado José Alexandre Reis, de 76 anos, morador do povoado de São Bento, procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde a ação foi realizada, em busca do Cartão do Idoso estadual, que garante transporte intermunicipal gratuito para pessoas com mais de 60 anos e renda familiar inferior a dois salários mínimos.
“Preciso ir ao médico em Maceió e visitar meu irmão em Teotônio Vilela. Como eu só recebo um salário mínimo por mês, só tenho condições de fazer isso com o transporte gratuito”, disse o idoso.
Segundo o secretário Antônio Pinaud, a edição do Alagoas Social em Maragogi atingiu seus objetivos.
“A ideia é essa. Fazer com que os benefícios como o BPC, o Cartão do Idoso e as orientações para a Revisão Cadastral do Bolsa Família cheguem a essas pessoas. A função do Alagoas Social é exatamente aproximar todas essas ações dos municípios. Para isso, tivemos a contribuição fundamental dos gestores municipais, da secretária e dos coordenadores dos Centros de Referência. Esse é o Sistema Único de Assistência Social acontecendo de forma plena”, avaliou Pinaud.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco